"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Arte e Cultura Pop

O que é a arte pop? E a cultura pop? Faz sentido falarmos de uma, sem falarmos da outra? De que imagens e textos são feitas? Corresponderão ainda a conceitos e formas pertinentes? Dizem-nos alguma coisa da nossa realidade e experiências enquanto espectadores? Podemos situá-las temporalmente? Que significado podem ter hoje, na sequência das transformações trazidas pela digitalização?

27 Jun a 1 Jul 2022

Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro, 36, 1250-044 Lisboa

O crítico e jornalista José Marmeleira lançará estas e outras questões num conjunto de sessões, algumas das quais abertas a oradores convidados de áreas diferentes. Para tal contará com a companhia de obras, de imagens, de textos e episódios que marcaram a história da arte e da cultura do século XX, em Portugal e no contexto internacional. Da música pop-rock, nas suas mais diversas declinações, às artes visuais, passando pelo cinema e o design, desenhar-se-á um panorama aberto a interrogações, afeições, afinidades, paixões.

Discutir-se-ão experiências, perspetivas, teorias, com o contributo de um elenco plural e atualizado de autores: Robert Warshow, Simon Reynolds, Mark Fisher, Diedrich Diederichsen, Hillary Chute, Dan Graham, Art Spielgelman, Hal Foster, Jacques Ranciére, Lucy Sante ou Thomas Crow.

Os filmes, os livros, os discos e as canções e, em especial, os objetos da arte moderna e contemporânea terão um lugar privilegiado nas sessões. Serão objetos de conversa e objetos-conversa. Procurar-se-á, a partir deles, descobrir e comentar cruzamentos, contágios, hibridismos, dialéticas, diálogos, dicotomias. Nesse exercício, todos os géneros e subgéneros, todas as artes ocuparão o mesmo espaço. Sem hierarquias.

Conteúdos Programáticos:

Arte pop: um oximoro?
Crítica e prazer
As literaturas da canção pop-rock
Pós-modernidades tardias
Quando a pop fez pop

N.º de horas totais: 20h (em 5 sessões) de 27 de junho a 1 de Julho das 15h às 19h.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,700