"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

Festival Internacional da Máscara Ibérica

De 5 a 8 de maio, o Festival Internacional da Máscara Ibérica traz ao Rossio 28 grupos, 3 bandas, e mais de 500 mascarados vindos de Portugal, Espanha e também Itália (Sardenha). 

5 Mai a 8 Mai 2016

Lisboa
Preço
Entrada livre

Coloridos, fanfarrões, rezingões até, fiéis a um processo de folia e exorcização que se fazia em praça pública, os rituais continuam a realizar-se nas praças de aldeias, vilas ou cidades, apresentando-se agora na capital, trazendo a fanfarra ao centro histórico de Lisboa.

 

A EGEAC e a Progestur celebram a ancestral cultura ibérica no centro histórico de Lisboa com concertos, mostra de regiões, animação de rua, tertúlias, danças tradicionais, workshops e um grande desfile com todos os grupos de mascarados. 

À cidade montra que é Lisboa acorrem mascarados de toda a península e, ocasionalmente, até de mais além. Este ano temos uma participação da Sardenha entre uma trintena de grupos que se deslocam especialmente das suas proveniências e somam 500 participantes. Caretos, gigantones, foliões de toda a parte, carregam no corpo o orgulho das suas raízes. 

A tradição pagã dos rituais da máscara, raramente vistos fora dos seus contextos de origem, reúne este ano cerca de 30 grupos da Península Ibérica: Espanha teremos as regiões da Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, Salamanca e Guadalajara, que se apresenta no FIMI pela primeira vez, a par dos  Gigantones  e  Cabeçudos  e dos Caretos  de  Salsas,  também  estreantes  neste  desfile.  

As propostas multiplicam-se. Na Mostra das Regiões (todos os dias a partir das 11 horas, no Rossio), descobrem-se algumas das mais tradicionais iguarias e peças artesanais de Portugal e Espanha. 

No sábado, dia 7, às 16h30, 28 grupos mostram as suas máscaras, brincadeiras e tradições no XI Desfile da Máscara Ibérica, com percurso desde a Praça do Município ao Rossio, passando pela Rua do Ouro. 

Também no Rossio, o Palco Ibérico receberá concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de ska, reggae e rock. Sexta-feira, o palco abre com a banda de Miranda do Douro, Trasga, às 21h30. No sábado, à mesma hora, é a vez dos Rarefolk (de Sevilha) e no domingo, às 17h, chegam-nos de Aveiro os Fanfarra Káustika. 

No dia 7 de maio, pelas 14h30, no Museu da Marioneta, máscaras milenares - que andam à solta no inverno transmontano - saem à rua para quebrar a rotina e comemorar a passagem do inverno à primavera.

 

>> Consulte aqui a programação completa

Agenda
Conferências

Semeadores

Teatro Municipal Baltazar Dias 19 Mai a 24 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,348,615