"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concerto Centenário de José Saramago

 Um concerto em que a música em língua portuguesa se cruza com a literatura de José Saramago, celebrando a sua obra, celebrando-o.

3 Nov 2022  |  20h00

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

A relação de José Saramago com a música vem de longe. Desde que em pequeno subia ao galinheiro do Teatro Nacional de São Carlos, por favor de um dos porteiros do Teatro, amigo do seu pai, e depois ao longo da vida, através da escuta de compositores diferentes, muitos do universo da música clássica, mas outros, muitos também, oriundos de outros géneros musicais. Nas suas obras encontram-se passagens em que a música ou os seus intérpretes acabam por conduzir o leitor por andamentos de diferentes ritmos e sonoridades, de Bach a Beethoven ou a Leonard Cohen, um dos seus intérpretes favoritos fora do universo clássico.

Mas José Saramago foi também parceiro de muitos músicos portugueses, que o levaram das páginas dos livros para os palcos ou para gravações em disco. Se alguns deles já não estão fisicamente entre nós, como é o caso de Carlos do Carmo, outros continuam a subir a palcos nacionais e estrangeiros, mostrando que a Cultura portuguesa está viva e recomenda-se.

Há uns anos, a Fundação José Saramago, em parceria com a Casa Fernando Pessoa, desafiou alguns desses músicos a prepararem concertos a partir de leituras que tivessem feito ao longo da sua vida, acrescentando a esse desafio o de comporem temas a partir de Saramago e Pessoa. Neste ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago, convidam-se músicos para darem a ouvir alguns desses temas ou outros que tenham escolhido a partir da obra de Saramago.

Com a participação de: Aline Frazão, Camané, Cristina Branco (vídeo), Luís Pastor, Mário Laginha, Marco Oliveira, Martín Sued + Marco Santos: Jangada de Pedra, Paula Oliveira, Teresa Salgueiro

Preço €12 a €15 (com descontos)

Bilhetes à venda brevemente.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,494