"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Concertos

Concerto Centenário de José Saramago

 Um concerto em que a música em língua portuguesa se cruza com a literatura de José Saramago, celebrando a sua obra, celebrando-o.

3 Nov 2022  |  20h00

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

A relação de José Saramago com a música vem de longe. Desde que em pequeno subia ao galinheiro do Teatro Nacional de São Carlos, por favor de um dos porteiros do Teatro, amigo do seu pai, e depois ao longo da vida, através da escuta de compositores diferentes, muitos do universo da música clássica, mas outros, muitos também, oriundos de outros géneros musicais. Nas suas obras encontram-se passagens em que a música ou os seus intérpretes acabam por conduzir o leitor por andamentos de diferentes ritmos e sonoridades, de Bach a Beethoven ou a Leonard Cohen, um dos seus intérpretes favoritos fora do universo clássico.

Mas José Saramago foi também parceiro de muitos músicos portugueses, que o levaram das páginas dos livros para os palcos ou para gravações em disco. Se alguns deles já não estão fisicamente entre nós, como é o caso de Carlos do Carmo, outros continuam a subir a palcos nacionais e estrangeiros, mostrando que a Cultura portuguesa está viva e recomenda-se.

Há uns anos, a Fundação José Saramago, em parceria com a Casa Fernando Pessoa, desafiou alguns desses músicos a prepararem concertos a partir de leituras que tivessem feito ao longo da sua vida, acrescentando a esse desafio o de comporem temas a partir de Saramago e Pessoa. Neste ano em que se celebra o centenário do nascimento de José Saramago, convidam-se músicos para darem a ouvir alguns desses temas ou outros que tenham escolhido a partir da obra de Saramago.

Com a participação de: Aline Frazão, Camané, Cristina Branco (vídeo), Luís Pastor, Mário Laginha, Marco Oliveira, Martín Sued + Marco Santos: Jangada de Pedra, Paula Oliveira, Teresa Salgueiro

Preço €12 a €15 (com descontos)

Bilhetes à venda brevemente.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "MUDA"

Em parceria com a Buzico! Produções temos o prazer de oferecer convites duplos para ver o espetáculo "Muda" no dia 1 de outubro (sábado) às 21h00, no Teatro da Comuna, Lisboa.  Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados.  

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BANDIDO"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do novo filme de Allan Ugar, que terá lugar no próximo dia 3 de outubro, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
70,671,572