"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Setembro mais especial com 9 anos de Museu FC Porto

Campanhas no Tour FC Porto também assinalam os 129 anos do FC Porto. Exposições temporárias, música e contos infantis, oficinas para famílias, muita história dentro e fora de portas, arte, cultura e diversão num mês imperdível!
 

1 Set a 30 Set 2022

Museu FC Porto
Estádio do Dragão 4350-415 Porto


O nono aniversário do Museu Futebol Clube do Porto celebra-se com os 129 anos do FC Porto, mas quem vai festejar em grande são mesmo os visitantes, antes, durante e depois da data especial de 28 de setembro de 2022, que é sempre memorável! Nunca se sabe que surpresas podem estar guardadas, mas uma campanha de aniversário coloca o Tour FC Porto (Museu + Estádio) a metade do preço habitual para os Sócios do FC Porto. No mesmo dia, o público geral beneficia de uma promoção “4 por 3” para ir, igualmente, à descoberta do passado azul e branco e dos encantos do Estádio do Dragão – uma das experiências mais procuradas na cidade do Porto e na Região Norte de Portugal, multipremiada e disponível em vários idiomas, tornando-a ainda mais acessível e… apetecível.

A programação de setembro também segue a rota das comemorações dos 9 anos do Museu com a oficina criativa 9,2,1… Sorri! (dia 25) e o especial Dia Mundial do Turismo (dia 27), mas há outros eventos carregados de memória portista e que ganham, necessariamente, lugar de destaque na agenda celebrativa. As exposições temporárias 70 anos do Estádio das Antas (dias 1 a 30; inclui visita orientada no dia 10) e Museu Futebol Clube do Porto (dias 1 a 9 – Península Boutique Center) são imperdíveis para viajar um pouco mais pela memória azul e branca e complementar o Tour FC Porto, que reserva ainda uma campanha Dia do Estudante (dias 3 a 11), para fechar as férias de verão mesmo, mesmo à maneira!

A decorrer no Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu FC Porto, a exposição temporária Este mundo não nos pertence (dias 1 a 30) reúne obras e criadores de referência portugueses e estrangeiros de arte contemporânea, selecionados na coleção particular de Isabel Mota e Fernando Pereira. No âmbito deste evento, o programador do EJEM e curador da mostra, Miguel von Hafe Pérez, recebe o fotógrafo André Cepeda em mais uma sessão de Uma Conversa Entre… (dia 15), e a Terra do Dragão (espaço do Serviço Educativo) acolhe a oficina aberta Marcas do Dragão (dia 17).

Com a visita temática Pegada Artística do Dragão (dia 24) a assinalar as Jornadas Europeias do Património, setembro também passa por outros momentos pedagógicos e divertidos. A Música com Dragõezinhos – Bandas Sonoras (dia 4) e asHistórias com Magia para Dragõezinhos – A Floresta Encantada (dia 24) são para os mais novos, mas nunca esquecem os mais velhos, que também se divertem a valer nestes sucessos de continuidade do Museu.

Não perca a divulgação de mais novidades e descubra toda a programação e conheça as condições do Tour FC Porto em www.museufcporto.pt.

 


 

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2022

 

Dias 01 a 30 – Objeto do Mês: Camisola de Fernando Sá – Época de 1998-1999

No início de mais um capítulo na história do basquetebol portista, esta camisola, utilizada no jogo do título do campeonato de 1998-1999, proporciona uma oportunidade de espreitar o passado e recuperar memórias do trajeto de Fernando Sá como jogador dos Dragões. O novo treinador do FC Porto foi capitão e protagonista de um longo e inspirador trajeto de sucesso pessoal e coletivo no clube nas décadas de 1980 e 1990. Entre títulos, factos e outras curiosidades, esta é mais uma peça de coleção saída das Reservas para ser descoberta no Hall do Museu (área de circulação livre), mas também em www.museufcporto.pt, na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV, onde o Objeto do Mês coloca o passado e o património azul e branco ainda mais ao alcance de todos.

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 19H00

Preço: Entrada livre

Local: Hall do Museu

 

Dias 01 a 30 – 70 anos do Estádio das Antas – Exposição Temporária

Mais de meio século da história do FC Porto cruza-se com o desaparecido Estádio das Antas, inaugurado em maio de 1952. O antecessor do Estádio do Dragão foi demolido em 2004, mas não se perderam as memórias, nem a alma que distinguia o antigo palco de todas as emoções portistas, onde o clube conquistou a definitiva afirmação internacional. A assinalar os 70 anos do nascimento do Estádio das Antas, o Museu Futebol Clube do Porto conjuga sentimentos, factos e outras curiosidades numa exposição temporária original, quase em jeito de instalação patrimonial (i)material. A abordagem ao passado constitui uma experiência enriquecedora de conhecimento, mas projeta, ao mesmo tempo, uma forte carga sentimental pela exploração artística da imagem e de outros reservatórios de acontecimentos e grandes emoções. Com entrada livre, o evento decorre na Sala Multiusos até 30 de setembro de 2022 e é uma nova realização no âmbito da área temática 28., espaço/conceito que partilha mais história dentro ou, até mesmo, fora do Museu.

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 19H00

Preço: Entrada livre

Local: Sala Multiusos

 

Dias 01 a 30 – Este mundo não nos pertence – obras da coleção Isabel Mota e Fernando Pereira – Exposição Temporária – Espaço João Espregueira Mendes

A celebrar três anos de atividade, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, apresenta uma nova exposição temporária, com obras de artistas nacionais e estrangeiros de referência e que se distribuem cronologicamente pela viragem do século XX para o XXI. ‘Este mundo não nos pertence’ reflete sobre o modo como os artistas se relacionam nas mais diversas disciplinas com o real. Da pintura à fotografia, passando pela escultura, esta será uma oportunidade para nos confrontarmos com algumas das mais atuais tendências da arte contemporânea, através de trabalhos selecionados por Miguel von Hafe Pérez, programador e curador do EJEM, na coleção Isabel Mota e Fernando Pereira. A exposição decorre até 30 de setembro de 2022, sempre com entrada livre. 

Idades: Todas
Horário: 10H00 – 19H00
Preço: Entrada livre
Local: Espaço João Espregueira Mendes

 

Dias 01 a 09 – Museu Futebol Clube do Porto – Exposição Temporária – Península Boutique Center

A diversidade e a riqueza da coleção do FC Porto distinguem esta exposição temporária que o Museu Futebol Clube do Porto leva ao Península Boutique Center, localizado na zona da Boavista, uma da mais emblemáticas da cidade e também profundamente marcada pela história e protagonistas do FC Porto. A Carta do Foot-Ball Club do Porto (1893), a Fotografia da Equipa do FC Porto (1906), a Bola do Campeonato de Portugal de 1924-1925, a Camisola da Seleção de Portugal de José Maria Pedroto (década 1950), as Medalhas de Dale Dover (1972-1974), o Stick de Hóquei em Patins autografado pelos campeões europeus (1990), a Placa do Pentacampeonato entregue pela Federação Portuguesa de Futebol (1999) ou as Chuteiras de Hulk (2013) fazem parte das preciosidades selecionadas para integrar esta exposição, que constitui uma oportunidade de singular de descobrir memórias e curiosidades e até fazer uma selfie com a réplica da Taça Intercontinental de 1987, primeiro título de Campeão do Mundo de futebol conquistado pelo FC Porto.

Com entrada livre, o evento decorre no Península Boutique Center (Praça do Bom Sucesso, Porto) até 9 de setembro de 2022 e constitui mais uma realização Área Temática 28., espaço/conceito do Museu, que partilha ainda mais história dentro ou fora de portas.

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 20H30

Preço: Entrada livre

Local: Península Boutique Center

 

Dias 3 a 11 – Dia do Estudante - Férias de Verão – Campanha
As férias de verão ainda não acabaram, mas também não é preciso esperar pelo início do ano letivo de 2022-2023 para visitar o Museu Futebol Clube do Porto e o Estádio do Dragão com o desconto do Dia do Estudante. De 3 a 11 de setembro de 2022, todos os estudantes podem realizar o Tour FC Porto (Museu + Estádio) pelo preço especial de 5 euros. Para usufruir desta vantagem, é necessário apresentar como comprovativo o cartão de estudante ou outro documento oficial de instituição de ensino que ateste a mesma condição. A utilização dos bilhetes Tour FC Porto adquiridos ao abrigo desta campanha é apenas válida para o dia de compra dos mesmos.
Horário: 10H00 - 19H00
Preço: 5€
Local: Museu FC Porto

Nota Campanha em vigor de 3 a 11 de setembro de 2021 e não cumulativa com outras em vigor; Obrigatória apresentação de cartão de estudante ou outro documento oficial de instituição de ensino que ateste a condição de estudante; Campanha válida para estudantes de instituições de ensino nacionais; Utilização dos bilhetes válida apenas nos dias desta promoção; As visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; Visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão e sujeita a eventuais alterações de percurso ou cancelamento sem aviso prévio.

 

Dia 04 – Música com Dragõezinhos – Bandas Sonoras

A música faz maravilhas! Através dela, podemos sentir todas as coisas do Mundo, partilhar sentimentos e afetos, levar alegria ou um carinho a alguém. Cada um tem as suas próprias bandas sonoras ao longo de toda a vida e nunca se sabe de que forma as canções nos despertam a atenção para o que ou quem nos rodeia ou nos faz descobrir sensações muito felizes. No primeiro domingo de cada mês, no ambiente mágico e cheio de momentos de sociabilização e conhecimento da Terra do Dragão, o Indy conduz a Música com Dragõezinhos para participar em família. A interação entre personagens e público também se destaca neste evento de qualidade reconhecida, organizado pelo Museu Futebol Clube do Porto, em parceria com a Trupe Sons em Cena. As sessões estão sujeitas a regras de lotação máxima e são dirigidas a todas as crianças até aos 4 anos de idade e respetivos acompanhantes (bilhetes à venda no Museu e através da Ticketline).

Idades: 0-4 anos

Horário: 11H00

Preço: 15€ por 1 criança + 2 adultos

Sócios: 10% desconto

Local: Terra do Dragão

 

Dia 10 – 70 anos do Estádio das Antas – Exposição Temporária – Visita Orientada

A vida do clube e da cidade mudaram há 70 anos com a inauguração do Estádio das Antas, o terceiro palco das grandes emoções portista, sucedido em 2003-2004 pelo multipremiado Estádio do Dragão. Descobrir ou reviver a história do antigo centro do universo azul e branco é possível todos os dias do ano no Museu Futebol Clube do Porto, mas esta mostra temporária original, quase em jeito de instalação patrimonial (i)material, constitui uma experiência excecional na abordagem à memória e ao impacto do Estádio das Antas na evolução do FC Porto e da cidade do Porto. Concebida e orientada pelo Serviço Educativo do Museu, a visita orientada reforça elementos de conhecimento e curiosidades, representando uma oportunidade singular de ir mais a fundo no passado e na interpretação dos diferentes elementos conjugados na exposição, a decorrer na Sala Multiusos e realizada no âmbito da área temática 28., espaço/conceito que partilha mais história dentro ou, até mesmo, fora do Museu FC Porto.

Idades: Todas

Horário: 15H00

Duração: 45 min.

Preço: Entrada livre

Local: Sala Multiusos

Nota – Necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade.

 

Dia 11 – Visita Orientada – Museu FC Porto

A descoberta da história do FC Porto é uma viagem fascinante ao longo dos 128 anos de vida do clube reunidos no Museu Futebol Clube do Porto. A memória azul e branca, transversal a três séculos, faz parte da identidade portuense e portuguesa, destacando-se também por ser admirada e procurada em todo o Mundo. Conhecer e interpretar todo o legado portista é sempre uma experiência única e marcante, tornando-se ainda mais exclusiva através desta Visita Orientada, que tem a assinatura de qualidade do Serviço Educativo do Museu FC Porto. A participação é gratuita mediante a aquisição de bilhete Tour FC Porto. Conduzida por um Orientador do Museu, a visita está sujeita a lotação máxima e a pré-inscrição.

Idades: Todas

Horário: 15H00

Duração: 1H15

Preço: Incluído no bilhete Tour FC Porto – consultar tabela geral

Local: Museu FC Porto

Nota – Necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade.

 

Dia 15 – “Uma Conversa Entre…” – com Miguel von Hafe Pérez e André Cepeda – Espaço João Espregueira Mendes
O fotógrafo André Cepeda é o convidado de Miguel von Hafe Pérez, programador e curador do Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), no Museu Futebol Clube do Porto, em mais Uma Conversa Entre…. Numa abordagem/reflexão singular e essencial ao universo da Arte, o ponto de referência será a exposição temporária ‘Este mundo não nos pertence’, a decorrer no EJEM até 30 de setembro e que reúne obras de artistas nacionais e estrangeiros de referência da coleção privada de Isabel Mota e Fernando Pereira. Natural de Coimbra, André Cepeda faz parte dessa seleção. Com presença em diversas coleções nacionais e estrangeiras, como Fundação/Museu de Serralves (Porto), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa), Fundação Ilídio Pinho, Faulconer Gallery (Grinnell, Iowa, Estados Unidos da América) ou Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, Brasil), André Cepeda também é autor de livros de fotografia, entre outras atividades. A entrada no evento é livre, sujeita a regras de lotação máxima. 

Idades: Todas
Horário: 18H00
Preço: Entrada livre
Local: Espaço João Espregueira Mendes

 

Dia 17 – Marcas do Dragão – Oficina Aberta (p/Famílias)

Cores, texturas e uma forma de pintar muito especial são exploradas nesta oficina aberta na Terra do Dragão, espaço do Serviço Educativo do Museu Futebol Clube do Porto. Mas não é tudo!  A inspiração nasce na exposição temporária ‘Este mundo não nos pertence’, a decorrer no Espaço João Espregueira Mendes (Museu FC Porto), e que reúne obras de arte contemporânea selecionadas na coleção privada de Isabel Mota e Fernando Pereira. Através de uma técnica de impressão com tinta em papel, crianças e adultos vão colocar criatividade, imaginação e sentimentos muito felizes na realização de composições únicas. A atividade, pedagógica e divertida, tem a marca das organizações de qualidade reconhecida do Serviço Educativo do Museu FC Porto.

Idades: Todas

Horário: 11H00

Duração: 1H00

Preço: Entrada livre

Locais: Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) e Terra do Dragão (Serviço Educativo)

Nota – Necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade.

 

Dia 24 – Histórias com Magia para Dragõezinhos – A Floresta Encantada

Árvores e animais que falam, flores com cócegas e outras plantas mágicas… Que lugar é este, onde tudo é tão espetacular e mágico? A Floresta Encantada é um segredo bem guardado para descobrir com a ajuda do Rui Ramos, no Auditório Fernando Sardoeira Pinto (Museu Futebol Clube do Porto). Sob a batuta engenhosa e performativa do anfitrião de sempre, esta é mais uma História com Magia para Dragõezinhos, dirigida a crianças, mas também contada a pensar nos mais velhos. A diversão não escolhe idades e, por isso, este evento é mesmo para toda a família!

Idades: 3-10 anos

Horário: 11H00

Duração: 50 min

Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Local: Auditório Fernando Sardoeira Pinto

 

Dia 24 – Jornadas Europeias do Património – Pegada Artística do Dragão – Visita Temática

No âmbito das Jornadas Europeias do Património (23 a 25 de setembro, evento com chancela da União Europeia), este ano subordinadas ao tema “Património Sustentável”, o Serviço Educativo do Museu FC Porto segue a Pegada Artística do Dragão, conduzindo esta visita temática com vistas para a importância do clube no enquadramento de um futuro sustentável e nos planos do desenvolvimento cultural, social e turístico. A Valquíria Dragão (Museu) e a escultura Sobre Chamas (Estádio) são duas das várias criações concebidas em exclusivo para o FC Porto e que se descobrem no universo azul e branco do Estádio do Dragão e do Dragão Arena. Joana Vasconcelos, Alberto Carneiro, Rigo 23, Gémeo Luís, Mr. Dheo e Hazul Luzah são nomes residentes nesta centralidade artística da cidade. A visita também segue o traço da arquitetura de Manuel Salgado, criador do estádio e do pavilhão – o centro do universo cada vez mais ecológico e assente em princípios de sustentabilidade do FC Porto. A participação é gratuita, mas está condicionada a portadores de bilhetes Tour FC Porto e a lotação máxima, aconselhando-se, por isso, inscrição prévia.

Idades: Todas

Horário: 15H00

Duração: 45 min.

Preço: Tour FC Porto – Museu + Estádio - consultar tabela geral

NotaNecessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade; As visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; Visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão e sujeita a eventuais alterações de percurso ou cancelamento sem aviso prévio.

 

Dia 25 – 9,2,1… Sorri! – Oficina Criativa (p/Famílias)

O 9.º aniversário do Museu Futebol Clube do Porto e os 129 anos do FC Porto estão mesmo, mesmo a chegar e despertam as melhores memórias em azuis e brancas! E se as pudéssemos guardar em imagens para as mostrar a todos? Com a ajuda dos adultos e mais umas ideias do Serviço Educativo do Museu, as crianças vão libertar a imaginação e colocar muita criatividade nesta oficina pedagógica e muito divertida! O resultado será sempre o melhor, pois o que conta mesmo é a participação! No fim, cada criança terá criado a sua própria câmara fotográfica e as imagens das recordações de momentos importantes ligados ao FC Porto e ao Museu! O evento tem a marca de referência e qualidade reconhecida do Museu FC Porto.

Idades: Todas

Horário: 10H30

Duração: 1H30

Preço: 5€ por criança + acompanhante. Acompanhante extra: 2.50€

Sócios: 10% desconto

Locais: Terra do Dragão (Serviço Educativo)

Nota – Necessária inscrição prévia até às 12h00 da 5.ª feira anterior à atividade

 

Dia 27 – Dia Mundial do Turismo – Especial

O Museu FC Porto, o primeiro de sempre a integrar a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNTWO), e o Estádio do Dragão são duas atrações principais na cidade do Porto, destino de referência internacional. A experiência premiada do Tour FC Porto, também imperdível no Dia Mundial do Turismo (DMT), percorre o passado e a modernidade do presente do clube, bem como a profunda relação do FC Porto com a cidade. As visitas ao Museu e ao Estádio estão disponíveis em diferentes idiomas, através da Museu & Tour APP e de audioguias (consulte a tabela geral de preços) com conteúdos que proporcionam uma experiência ainda mais exclusiva. Mantenha-se atento à divulgação de mais novidades sobre o DMT, dia com vistas para o 9.º aniversário do Museu e perfeito para celebrar o Dragão que cruza todas as fonteiras do Mundo há 129 anos!

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 19H00

Preço: Tour FC Porto – Museu + Estádio - consultar tabela geral; Outras Atividades - sob consulta

Nota – As visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; Visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão e sujeita a eventuais alterações de percurso ou cancelamento sem aviso prévio.

 

Dia 28 – 9.º Aniversário Museu FC Porto - Especial

O 9.º aniversário do Museu FC Porto celebra-se com uma programação imperdível. A surpresa faz parte da festa, mas diversão, cultura e história vão cruzar-se neste dia tão importante, em que também se comemoram os 129 anos do FC Porto. Mantenha-se atento à divulgação de mais novidades sobre a celebração e a animação que lhe preparamos e descubra como vai ser mesmo especial visitar o Museu nesta data querida!

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 19H00

Preço: Tour FC Porto – Museu + Estádio - consultar tabela geral; Outras Atividades - sob consulta

Nota – As visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; Visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão e sujeita a eventuais alterações de percurso ou cancelamento sem aviso prévio.

 

Dia 28 – 9.º Aniversário Museu FC Porto – Campanha p/Sócios e Público Geral
O 9.º aniversário do Museu Futebol Clube do Porto comemora-se com os 129 anos do FC Porto a 28 de setembro de 2022 e a primeira fatia do bolo vai para os associados do clube. Neste dia tão marcante na história portista, os Sócios do FC Porto podem saborear um desconto de 50% no Tour FC Porto (Museu + Estádio), ou seja, metade do preço habitual para descobrir e/ou rever o passado azul e branco na exposição permanente do Museu e os encantos do Estádio do Dragão. A apresentação do Cartão de Sócio do FC Porto (pessoal e intransmissível) é obrigatória para beneficiar desta promoção. E como todas as boas tradições do Museu, o dia do 9.º aniversário também traz vantagens para o público geral com a campanha ‘4 por 3’ em vigor a 28 de setembro – na compra de quatro entradas Tour FC Porto (Museu + Estádio), um dos bilhetes é oferta, tornando ainda mais imperdível a oportunidade de conhecer uma das principais atrações culturais e turísticas da cidade do Porto.

Idades: Todas

Horário: 10H00 – 19H00

Nota  Campanha em vigor no dia 28 de setembro de 2022 e não cumulativa com outras promoções em vigor; Campanha disponível apenas na Receção do Museu FC Porto; Desconto de 50% para associados do clube aplicável mediante apresentação obrigatória do Cartão de Sócio do FC Porto, documento pessoal e intransmissível; Na promoção “4 por 3” para público geral, oferta do bilhete de menor valor; A utilização dos bilhetes ao abrigo desta campanha é válida apenas no dia da compra;As visitas ao Estádio do Dragão têm horários pré-determinados e estão sujeitas a lotação máxima; Visita ao Estádio não disponível em dias de jogo no Estádio do Dragão e sujeita a eventuais alterações de percurso ou cancelamento sem aviso prévio. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,883,153