"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Cultura no Chiado 2022

A Cultura No Chiado regressa em outubro para dar a conhecer e promover o riquíssimo património deste bairro lisboeta através de passeios (Encontros à Esquina) e visitas (Portas Abertas), ambos gratuitos mediante prévia inscrição.

10 Out a 16 Out 2022

Chiado - vários locais


Entre 10 e 16 de outubro, o Centro Nacional de Cultura promove mais uma semana Cultura No Chiado: sete dias de passeios e visitas – Portas Abertas e Encontros à Esquina – para dar a conhecer e promover o riquíssimo património do Chiado.

Contamos com a sua participação!

 

:: PORTAS ABERTAS - visitas a instituições emblemáticas do Chiado

com inscrição prévia e limite de participantes

  • Grémio Literário com Guilherme d'Oliveira Martins [ESGOTADO]

10 de outubro [2.ª feira] * 18h00 * Rua Ivens, 37

Edifício exemplar da arquitetura romântica, aqui se instalou, em 1875, o Grémio Literário, um dos mais importantes clubes culturais de Lisboa, cuja vitalidade se mantém nos nossos dias. Figuras de referência da cultura portuguesa do séc. XIX e XX fizeram desta instituição uma marca do Chiado.

  • Oficina da Joalharia Leitão & Irmão [ESGOTADO]

11 de outubro [3.ª feira]* 10h00 * Travessa da Espera, 8 (Bairro Alto)

Instalada no Chiado desde 1877, a Joalharia Leitão & Irmão foi famosa como fornecedora da Casa Real Portuguesa. Sendo ainda hoje uma referência neste ramo, propomos uma visita às suas oficinas, para dar a conhecer o modo de funcionamento e as técnicas utilizadas nesta arte.

  • Círculo Eça de Queiroz com Nuno Rogeiro [ESGOTADO]

12 de outubro [4.ª feira] * 17h30 * Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 4

Espaço que promove o gosto pelas letras e as artes, através de conferências, exposições e concertos. Por aqui passaram grandes figuras da cultura portuguesa e estrangeira, sendo um marco da vida cultural do Chiado ao longo de mais de 80 anos. Uma oportunidade de apreciar o património artístico desta instituição, nomeadamente o pequeno núcleo de peças pertencentes a Eça de Queiroz, bem como algumas edições de grande valor.

  • A renovada Cervejaria da Trindade com Anísio Franco [ESGOTADO]

13 de outubro [5.ª feira] * 17h30 * Rua Nova da Trindade, 20 C

Instalada, desde 1836, em espaço do antigo Convento da Trindade, nomeadamente o refeitório e parte de um claustro, aqui começou por funcionar a primeira Fábrica de Cerveja no país e, em 1840, através da venda de cerveja, ao balcão, a copo, a primeira Cervejaria. O seu sucesso eleva-a, em 1854, a fornecedora oficial da Casa Real. Foi um dos locais de Lisboa famoso pelos jogos de dominó e aqui se reuniam, em tertúlias escritores, jornalistas e políticos. É uma referência na gastronomia desta zona da cidade e um símbolo do gosto milenar dos portugueses pela cerveja. Vamos conhecer os pormenores da sua recente remodelação.

  • Os 111 anos do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado
14 de outubro [6.ª feira] * 11h00 * Rua Serpa Pinto, 4

A celebrar 111 anos de vida, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado tem como objetivo a investigação e a divulgação da história e da criação artística portuguesa desde 1850 até à atualidade. Vamos conhecer a sua história e os seus projetos.

  • Estação Ferroviária do Rossio com Paula Azevedo e Ana Sousa

15 de outubro [sábado] * 15h00 * Portaria da Infraestruturas de Portugal (entrada pelo Lg. Duque de Cadaval, 17)

A Estação Ferroviária do Rossio é considerada a maior obra de engenharia a nível nacional do século XIX. Esta grande estação central da capital, à data da sua inauguração, integrava um conjunto alargado de outras realizações urbanas e ferroviárias que marcaram fortemente a geografia desta zona cidade, um dos eixos políticos e económicos de Lisboa.

  • Estação Ferroviária do Cais do Sodré com Paula Azevedo e Ana Sousa

16 de outubro [domingo] * 15h00 * Átrio de entrada do edifício de passageiros; entrada pela Praça do Cais do Sodré

Projetada pelo Arq. Porfírio Pardal Monteiro no início do século passado, a construção da Estação do Cais do Sodré é o culminar de um processo de modernização ferroviária, caracterizado pela eletrificação da Linha de Cascais e a adoção de soluções técnicas inovadoras como a frenagem e a engatagem automáticas.

 

:: ENCONTROS À ESQUINApasseios a pé no Chiado

com inscrição prévia e limite de participantes

  • As modas no Chiado com Maria João Martins

10 de outubro [2.ª feira] * 11h00 * Ponto de Encontro: Quiosque do Largo do Chiado

De chapéu e luvas, as nossas avós subiam e desciam o Chiado para ir às compras e serem vistas pela Lisboa elegante.  Neste passeio guiado por Maria João Martins, jornalista e professora de História Social da Moda na Universidade Carlos III de Madrid, visitaremos as lojas ‘obrigatórias’ para quem queria ‘estar na Moda’ e contaremos as suas histórias. As que ainda existem, como a Gardénia ou a Paris em Lisboa, mas também as que apenas subsistem nas memórias dos mais velhos ou nos álbuns de fotografias, mas que, durante décadas, foram referências de elegância e requinte, como o Ramiro Leão, a Casa David, a Casa Jalco, a Perfumaria da Moda e, como não podia deixar de ser, os Grandes Armazéns do Chiado e o Grandella.

  • As irmandades da igreja de São Roque e a formação do Bairro Alto de São Roque com Helena Gonçalves Pinto

11 de outubro [3.ª feira] * 14h30 * Ponto de Encontro: Igreja de S. Roque (Largo Trindade Coelho)

Vamos conhecer o papel fundamental das diferentes irmandades e confrarias que, ao longo do tempo, foram estabelecendo as alterações da igreja de São Roque. Com a instituição da irmandade de São Roque (a mais antiga sediada na ermida manuelina) e mais tarde com as diferentes confrarias sediadas no cenáculo da Companhia de Jesus, estabelece-se uma comunidade alargada com uma ação interventora nos domínios cultural, social e artístico, mas, também, na organização de uma nova urbanidade, a que correspondeu o florescimento do bairro alto, dada a presença de novas elites com poder económico, social e intervenção cultural.

  • Bordalo Pinheiro no Chiado com Inês Noivo

12 de outubro [4.ª feira] * 11h00 * Ponto de Encontro: Quiosque do Largo do Chiado

Foi no Chiado que Rafael Bordalo Pinheiro viveu, no largo que hoje tem o seu nome. E o Chiado foi naturalmente desenhado por Bordalo nos seus jornais, levando-nos a novos e surpreendentes olhares sobre a cidade, a sua evolução urbanística, os seus melhoramentos, o seu ambiente social, onde os janotas se cruzavam com os tipos mais populares, mas também sobre a cidade como metáfora de uma vida política e social sempre em ebulição.

  • O Chiado na Idade do Jazz-Band com João Moreira dos Santos

13 de outubro [5.ª feira] * 11h00 * Ponto de Encontro: Quiosque do Largo do Chiado

O Chiado acolhe há séculos a arte musical. Nos seus teatros, clubes noturnos, discotecas e até restaurantes atuaram os maiores artistas. Após a Primeira Guerra Mundial, por aqui entrou o jazz em Portugal, símbolo da modernidade e cosmopolitismo que fazia então furor nas principais capitais europeias. Neste passeio, vamos conhecer as salas de espetáculos que marcaram a vida noturna lisboeta durante a vibrante “Idade do Jazz-Band”, como lhe chamou António Ferro, focando-nos nos grandes concertos de jazz ali efetuados ao longo dos loucos anos vinte.

  • Camões, os Lusíadas e o Chiado com João Paulo Oliveira e Costa [ESGOTADO]

14 de outubro [6.ª feira] * 15h00 * Ponto de Encontro: Quiosque do Largo do Chiado

Por ocasião do 450º aniversário da primeira edição de "Os Lusíadas", percorremos os espaços do Chiado que estão associados a Luís Vaz de Camões, seja a estátua que o homenageia desde 1867, no largo com o seu nome, seja a evocação do Adamastor, no miradouro de Santa Catarina.
Depois desceremos ao Rossio, para recordarmos os passos das suas vivências, inclusive as brigas que acabaram por o levar a partir para a Índia, e na colina do castelo poderemos passear pela rua onde se situava o parque impressor onde foi dada à estampa a edição princeps de "Os Lusíadas".

 

  • Igrejas do Chiado com Guilherme d’Oliveira Martins

15 de outubro [sábado] * 11h00 * Ponto de Encontro: Quiosque do Largo do Chiado

As Igrejas dos Mártires, Encarnação e Loreto marcam a paisagem urbana do Chiado e a cultura lisboeta. A elas fazem referência alguns dos grandes escritores portugueses nas suas obras. Com histórias diferentes e caraterísticas particulares, as três superaram a difícil experiência do terramoto de 1755 e são, ainda hoje, ponto de paragem obrigatório da cidade.

  • O ano da morte de Ricardo Reis - 100 anos de José Saramago com Helena Tomaz

16 de outubro [domingo] * 10h30 * Ponto de Encontro: Cais do Sodré, no Jardim Roque Gameiro, junto ao quiosque da Carris

No Centenário do nascimento de José Saramago, uma singela homenagem: «…nome Ricardo Reis, idade quarenta e oito anos, … profissão médico…». 3 escritores presentes na obra. As Lisboas de outros tempos e a de hoje. Um percurso do “mar” para “terra”, como sugere Saramago nas frases emblemáticas que escolheu para iniciar e fechar a narrativa de O Ano da Morte de Ricardo Reis. Sonho ou Realidade? Aventure-se do Cais do Sodré ao Chiado, e deste ao Bairro Alto, e veja até “navios do Alto de Santa Catarina”, como outrora se fazia…

 

INSCRIÇÕES
» crgomes@cnc.pt ou 213 466 722

 

Apoio:
Câmara Municipal de Lisboa

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,460