"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Mercados e Feiras

Diversidade linguística celebrada no Jardim das Comunidades de Almancil

O Dia Europeu das Línguas é assinalado no dia 26 de setembro e o Jardim das Comunidades, em Almancil, é o local escolhido para receber a Feira das Línguas, um evento promotor da diversidade linguística e cultural como património comum da União Europeia. 

26 Set 2022  |  10h00

Jardim das Comunidades, em Almancil
Preço
Entrada livre


Aberta das 10h00 às 20h30, esta feira, que terá aqui a sua 2ª edição, será um espaço de informação e fruição para todas as idades, mas sobretudo um certame de divulgação de ferramentas pedagógicas e de oportunidades várias, na área do multilinguismo, pelas redes europeias presentes na região e outras entidades convidadas, como a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, que vai animar o RoadShow EURODESK.

Em Almancil não faltarão também os passatempos sobre a Europa e as suas línguas, horas do conto, exposições, leituras encenadas, “tribuna livre” para leituras multilingue pelo público que visite a feira e “speak connecting” com os jovens voluntários europeus. Um dos momentos mais importantes será a tertúlia “As Línguas e as experiências interculturais e multiculturais são caminhos para a Paz”, que decorrerá pelas 17h30, com uma duração prevista de 1 hora.

O evento é de entrada livre e pode ser acompanhado através do Facebook da II Feira das Línguas.

No Ano Europeu da Juventude, a organização da edição de 2022 é uma parceria entre o Europe Direct Algarve (hospedado na CCDR Algarve) e o Município de Loulé. A mentoria é de Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve e Presidente ex-ofício do Conselho Europeu das Línguas e o evento conta com o apoio da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia em Portugal e da DGESTE-DSRAL.

“Acreditamos que este evento, para além de grande valor pedagógico e lúdico, será também gerador de novas e boas parcerias, contribuindo para fortalecer os valores da União Europeia, entre os quais destacamos a Paz”, consideram os organizadores.

O evento está aberto à participação de escolas (públicas, privadas, internacionais, de línguas, etc.), Academia, municípios, consulados, associações culturais, associações de estrangeiros, associações e projetos que trabalhem a multiculturalidade e o multilinguismo ou a mobilidade juvenil.

Horários da II Feira das Línguas:

10h00-17h00 - Programa para escolas (todos os ciclos)

17h30-18h30 - Tertúlia “As Línguas e as experiências Interculturais e multiculturais são caminhos para a Paz”.

18h00 -20h30 - Programa para famílias

A par dessa iniciativa estão ainda previstas este mês outras atividades, nomeadamente passatempos online sobre a Europa e as suas línguas, nas redes sociais com representação da CE em Portugal e no website do Dia Europeu das Línguas, e ainda um evento em linha dirigido às escolas de todo o país, no dia 26 de setembro, das 10h00 às 12h00, da responsabilidade da Representação da CE em Portugal, cuja informação está disponível no facebook As línguas da Raia.

O Dia Europeu das Línguas é celebrado anualmente a 26 de setembro. Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.

Visitas
134,179,574