"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Corpus Hermeticum de Luz"

A exposição apresenta a obra “Apocalipse e o rapto da Europa” e painéis cenográficos e sólidos de grande escala. 

28 Set a11 Nov 2022

IGOT
R. Branca Edmée Marques, 1600-276 Lisboa
Alenquer
Preço
Entrada livre

No âmbito das comemorações dos 10 Anos da ULisboa, o Presidente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território tem a honra de convidar Vossa Excelência para a inauguração da exposição "Corpus Hermeticum de Luz" de Mário Vitória, que terá lugar no dia 28 de setembro de 2022, às 17h00, no IGOT na cidade Universitária de Lisboa.

Esta exposição constitui a primeira de um ciclo de mais seis exposições, com inaugurações que se sucedem até fevereiro de 2022 em diversos locais do país: Lisboa (IGOT-Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da ULisboa, FBAUL -Faculdade de Belas Artes da ULisboa e Sociedade Nacional de Belas Artes); Vila Nova de Gaia (Casa Museu Teixeira Lopes e Galeria Diogo Macedo); e Arganil (e Átrio Guilherme Filipe da Câmara Municipal e Nova Cerâmica Arganilense).

No IGOT a exposição "Corpus Hermeticum de Luz" decorre no Espaço Arte. Aqui, o artista apresenta sobretudo obras de pequeno formato (desenhos, colagens, pinturas e esculturas), inspiradas sobretudo na Natureza e tendo muitas a figuração de um rochedo como elemento estruturador.

Esta exposição não é um tratado antropológico, religioso, filosófico ou científico, é antes uma montra útil de metáforas, alegorias, “artedevertências”, poemas e posicionamentos que pretendem intrigar e ampliar as consciências, perante o cenário mais actual de pandemias e guerras. Propõe um contacto possível com elixires profundos da alma. A hipótese atrevida de evidências que narram uma energia particular em cada um de nós, proporcional àquela que faz movimentar os planetas ou segura as estrelas no firmamento.

Perante os estilhaços de guerra são estas imagens de leveza que activamente se propõem a partir de vários momentos da exposição em vários locais da sua itinerância. Imagens de planetas suspensos, montanhas leves, cristos vivos, rochas falantes, vazios essenciais, fusão de mundos, arcos de integração, geometrias sussurrantes.

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,337,232