"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Entre Pedras, Textos e Imagens: Memórias de um Velho Engenho"

Decorrerá na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, às 11 horas (hora de Lisboa), a apresentação do documentário "Entre pedras, textos e imagens: Memórias de um velho engenho", dirigido, produzido e editado pelo Doutor Arq. Silvio Luiz Cordeiro.

11 Out 2022  |  11h00

Universidade Aberta
Rua da Escola Politécnica, 147, Lisboa
Preço
Entrada livre

Esta apresentação inaugura o projeto Patrimónios da Humanidade, promovido pela linha de investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, que integra o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

Situadas na cidade litorânea de Santos e consideradas como um monumento nacional, as ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos estão entre as mais antigas do período colonial do Brasil. O documentário reúne imagens de arquivo e gravações produzidas na Bélgica para revisitar a história deste significativo sítio arqueológico, a partir de um manuscrito redigido em São Vicente no ano de 1548 e destinado ao seu proprietário, um abastado mercador estabelecido em Antuérpia, Erasmus Schetz. Séculos depois, os remanescentes arquitetónicos deste velho engenho testemunham o período histórico da formação de uma sociedade mestiça.

Silvio Luiz Cordeiro constituiu uma trajetória académica transversal ao realizar projetos e estudos, especialmente em ciências humanas, relacionados com atividades de produção cultural e artística. Fotógrafo e documentarista independente desde os anos 1990, dirigiu e produziu diversos documentários sobre arquitetura e urbanismo, património histórico e arqueológico, arte e cultura indígena, entre outros, alguns dos quais premiados no Brasil e no exterior. Arquiteto urbanista pela Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) e doutor em arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE USP), incorpora a produção audiovisual e fotográfica nos seus estudos, projetos culturais e artísticos. Criou a Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia (MAIA), com quatro edições já realizadas. Coordena, com parceiros em Portugal, a série internacional de encontros transdisciplinares Antropocénica.

A apresentação decorrerá na sala de Videoconferências da Universidade Aberta e seguir-se-á à exibição do documentário um debate com o autor. A participação - presencial ou online - é gratuita, mas requer inscrição prévia para o email ceg.estudosglobais@uab.pt.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,887,401