"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição fotográfica Ciriklja de Alina Zaharia, dedicada ao Dia Internacional das Pessoas Ciganas

Por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Ciganas, celebrado anualmente a 8 de abril, o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, em colaboração com o Imago Lisboa Photo Festival, organiza a exposição fotográfica Ciriklja, da autoria de Alina Zaharia, com curadoria de António Pedrosa.

2 Abr a 20 Abr 2026

Instituto Cultural Romeno
Rua do Barão n.º 10, 1100-072 Lisboa
Preço
Entrada livre
 A inauguração terá lugar no dia 2 de abril de 2026, às 18h30, na Galeria do ICR Lisboa. Na abertura do evento, o diretor do Imago Lisboa Photo Festival, Rui Prata, fará uma apresentação da exposição.O conceito da exposição fotográfica Ciriklja (Pássaros) é definido pela artista Alina Zaharia da seguinte forma: nos momentos tranquilos da vida quotidiana, para além dos títulos sensacionalistas e dos clichés, existe um mundo rico em tradição, identidade e fé, que molda a comunidade cigana portuguesa

A sua vida espiritual, centrada nas práticas religiosas evangélicas, destaca a fé não apenas como fonte de consolo, mas também como um elemento unificador entre jovens e idosos, tecendo ao mesmo tempo uma identidade coletiva baseada na resiliência e no orgulho. Longe das representações comuns que reduzem esta cultura vibrante a clichés, este projeto pretende honrar os aspetos da vida quotidiana, os momentos silenciosos de devoção, a força encontrada nos laços familiares e a humanidade por trás dos rótulos. É um convite para olhar para além dos estereótipos, compreender e celebrar uma comunidade orgulhosa da sua identidade e das tradições que transmite de geração em geração.

A exposição estará patente na Galeria do ICR Lisboa até 20 de abril e poderá ser visitada no seguinte horário: de segunda a quinta-feira, entre as 10h00 e as15h30, e, à sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00.

Alina Zaharia reside em Portugal desde 2008. Em 2019, iniciou os seus estudos de fotografia no Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI), no Porto, e em 2023 concluiu o mestrado em Fotografia Artística na mesma instituição, em Lisboa. Aborda a fotografia como um instrumento ideal para aprofundar as ligações entre a Roménia e Portugal, explorando temas de natureza humanística e sociocultural, com o objetivo de destacar as semelhanças entre os dois países. Exposições: 2022 – “A Fada do Salgueiro”, no âmbito do Imago Lisboa Photo Festival – Instituto Cultural Romeno, Lisboa; 2023 – “A Fada do Salgueiro” – galeria Okna, Porto; 2023 – “Sic Transit Gloria Mundi” – galeria Bull & Stein, Porto; 2024 – “A Fada do Salgueiro” – Mostra de Fotografia de Autores / CC11, Faro; 2025 – “Ciriklja” – Imago Lisboa Photo Festival, Sociedade Nacional de Belas Artes; 2025 – “A Fada do Salgueiro” – galeria-loja A Linha da Vizinha, Caldas da Rainha; 2026 - “O Som Branco dos Meus Ouvidos”, Casa de las Conchas, Salamanca, Espanha. Distinções: 2024 – Prémio Especial, Transversalidades – Fotografia sem fronteiras / Centro de Estudos Ibéricos; Guarda; 2025 – Finalista, Concurso de Fotografia CC11, Lisboa.

António Pedrosa é um fotógrafo e curador sediado no Porto, Portugal, com projetos principalmente no campo da fotografia documental, que exploram temas de desigualdade social e a relação com o território. Em 2014, fundou o COLECTIVO, uma plataforma dedicada a abordagens experimentais na fotografia documental. Entre 2017 a 2023, foi diretor do programa de fotografia no IPCI. Os seus projetos têm sido distinguidos com diversos prémios e bolsas, incluindo Estac?a?o Imagem, PDN Photo Annual, POY Latam, Artist Initiative VSCO e Hasselblad Masters. Em 2025, a KioskZine 13.0 foi dedicada ao “Heaven” e apresentou “Repu?blica” na Galeria da Estac?a?o, em Braga. Curador de diversas exposições de artistas e do Festival MFA (Mostra de Fotografia de Autores) em Faro em 2024 e 2025 e do Prémio CC11 de fotografia de Autor.

Rui Prata é historiador, professor, curador e diretor artístico do ImagoLisboaPhoto Festival.

Na sua 7.ª edição, o ImagoLisboaPhoto Festival reafirma-se como um espaço plural de encontro e reflexão em torno da imagem fotográfica. Consolidado na cena cultural de Lisboa — e com um reconhecimento nacional e internacional crescente —, o festival apresenta-se, mais uma vez, não apenas como uma plataforma expositiva, mas como um agente ativo no desenvolvimento da literacia visual e da compreensão crítica das artes visuais contemporâneas. O festival pretende criar espaço para narrativas que foram historicamente silenciadas e promover uma escuta ativa dessas vozes.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
122,812,869