"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Francisco Laranjo. Obras da Coleção de Serralves

Deixou-nos recentemente Francisco Laranjo (Lamego, 1955 – Porto, 2022). Artista representado na Coleção de Serralves, Francisco Laranjo foi uma das mais proeminentes personalidades das ultimas décadas da arte portuguesa e um das mais cúmplices e atentas às atividades de Serralves.

20 Nov a21 Abr 2023

Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto
Preço
Entrada livre

Professor Catedrático na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (de que foi vários anos diretor e Membro do Conselho Científico), Membro da Direção da Associação Comercial do Porto ( Fundador por Natureza de Serralves) e Diretor da revista O Tripeiro. Enquanto Diretor da FBAUP e cidadão empenhado, Francisco Laranjo contribui decisivamente para a construção de pontes com a comunidade académica e artística do Porto, ajudando Serralves a cumprir uma das suas ambições fundamentais: conciliar uma vocação internacional com a permanente atenção ao contexto local.

Enquanto artista, Francisco Laranjo integra a Coleção da Fundação com uma série de trabalhos muito representativos da sua prática, que denota um conhecimento invulgar dos desenvolvimentos artísticos – pictóricos, especialmente – dos últimos 50 anos. Reconhecendo a importância do seu trabalho – erudito, sensível e discreto (exatamente como o seu autor) – e a urgência da sua divulgação, Serralves preparou uma apresentação de algumas das suas obras integradas na sua Coleção, mostrando-as no Átrio do seu Museu. Trata-se de uma série de trabalhos muito representativa da sua prática. A sua produção artística, que se dividia especialmente entre a pintura e o desenho, singulariza-se pela sobreposição de camadas translúcidas de tinta combinando misteriosas transições de claro-escuro com uma utilização livre da linha em obras singulares de pendor abstrato.

A atenção à sua invulgar sensibilidade e o reconhecimento do seu lugar destacado na arte portuguesa são uma homenagem, mais do que justa, ao artista Francisco Laranjo

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
73,334,666