Literatura
Cenógrafa Filipa Malva apresenta livro no TCSB
A Escola da Noite e a editora Página a Página organizam no próximo sábado à tarde, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a apresentação em Coimbra do novo livro da cenógrafa Filipa Malva: “Desenho e criação no trabalho cenográfico em Portugal”.

26 Nov 2022 | 18h30
Tem lugar no próximo sábado, dia 26 de Novembro, pelas 18h30, na Livraria do TCSB, a apresentação do livro “Desenho e Criação no Trabalho Cenográfico em Portugal”, da investigadora e cenógrafa Filipa Malva. A sessão, com entrada livre, é co-organizada com a editora Página a Página e contará com a presença da autora e a apresentação de Isabel Craveiro, actriz, encenadora e directora artística do Teatrão, companhia com a qual Filipa Malva trabalha regularmente.
O livro reúne treze entrevistas a outros/as tantos/as cenógrafos/as e figurinistas portugueses/as e analisa, a partir de trabalhos para espectáculos concretos, o lugar do desenho nos seus processos de criação artística. No prefácio que escreveu para esta obra, o crítico e artista plástico Daniel Tércio destaca o facto de se tratar de “um grupo de cenógrafos reconhecidos e activos nas artes performativas portuguesas”, entre os quais se incluem, entre outros/as, Carlota Lagido, Inês de Carvalho, José Carlos Faria, José Manuel Castanheira, Marta Carreiras, Rui Francisco e Ana Rosa Assunção, membro e co-fundadora d'A Escola da Noite.
Daniel Tércio afirma que o livro deixa claro que “aquilo que se convencionou designar por cenografia pode ser entendido como uma parcela mais vasta, que poderemos então designar como desenho cenográfico”. O artista assinala ainda as “quatro tipologias essenciais no desenho enquanto sistema relacional” identificadas por Filipa Malva a partir das entrevistas que realizou: registo de movimento e acção; proposta de conceitos e materiais cenográficos; existência material em palco, gerando espaço e tempo; complemento do corpo (vestindo-o ou percorrendo-o). “Estas tipologias – afirma Daniel Tércio – são perspicazes e adequadas às vozes dos artistas aqui reunidos”, num livro que vem “revelar a consistência de um ofício e das práticas que lhe estão associadas” e contribui, “também ele, para o desenho de um território”.
Na introdução com que abre o livro, Filipa Malva defende, por sua vez: “Estas entrevistas são também a prova de que o desenho, como forma de pensar e decidir, é essencial no desenvolvimento e concretização do mundo imaginado”. “Seja ele no palco, seja ele na rua” - conclui.
FILIPA MALVA
Filipa Malva é cenógrafa e arquitecta. É doutorada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e Mestre em Espaço de Performance pela Universidade de Kent. Tem desenvolvido trabalho regular como cenógrafa, figurinista, artista cénica e desenhadora. É membro fundador da Associação Portuguesa de Cenografia.
Em Coimbra, nos últimos anos, foi responsável pela cenografia e figurinos de grupos e estruturas como a Casa da Esquina, a Cooperativa Bonifrates, os Macadame, os Cornalusa, o GEFAC e, com maior regularidade, O Teatrão. Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
