"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Abreu Advogados recebe exposição de Sofia Leitão

Esta é a décima primeira exposição do programa cultural da Abreu em parceria com o Carpe Diem Arte e Pesquisa, dedicado à temática da natureza, que e apresenta um conjunto de obras realizadas especificamente para a sede da Abreu Advogados.

16 Dez a 29 Abr 2023

Abreu Advogados
Avenida Infante Dom Henrique 26 1149-096 Lisboa


Nas suas criações, Sofia Leitão utiliza uma vasta gama de técnicas e materiais, através dos quais desenvolveu uma estética distinta e refinada com referências à história de arte, cultura visual, arqueologia, museologia, cinema e literatura. Através dos desenhos em pastel de óleo sobre papel realizados para esta exposição, Sofia Leitão mergulha no reino dos minerais e das pedras enfatizando uma dimensão pouco explorada da natureza nas artes: o inorgânico e a mineralogia, ramo das ciências naturais associado a corpos inorgânicos simples ou compostos (combinação química de duas ou mais substâncias elementares).

O conjunto de obras reunidas para esta exposição representa uma inovação pictórica sem precedentes no campo dos desenhos de minerais, uma vez que a artista representa cada pedra na sua aparência singular, radiante e carismática, como se de um retrato se tratasse. Esta exposição está inserida no âmbito do Projeto Cultural da Abreu Advogados e os exemplares estarão expostos nas salas de reunião e na receção da sede em Lisboa, podendo ser visitada mediante marcação.

“A Sofia Leitão tem uma obra extraordinária que nos coloca a olhar para a arte e para a mineralogia de uma forma muito diferente. Acreditamos que esta exposição, pela forma original como aborda o tema da natureza, despertará a curiosidade e o interesse não só dos nossos colaboradores mas de todos aqueles que privilegiam a arte no seu estado mais puro”, refere Manuel Andrade Neves, sócio e um dos responsáveis pelo Projeto Cultural da Abreu Advogados.   

Para Lourenço Egreja, diretor artístico do Carpe Diem Arte e Pesquisa, “o trabalho da Sofia permite-nos olhar com outros olhos para os minerais, através do recurso a desenhos em pastel de óleo. É uma exposição que nos leva a pensar e é por isso muito interessante apresentar estas obras novas neste contexto, em mais uma exposição na Abreu Advogados”.

A Abreu Advogados tem vindo a promover este tipo de iniciativas desde 2019, tendo realizado até ao momento várias exposições, visitas-guiadas, apresentações de livros e debates. Ao longo dos anos, já passaram pela sociedade de advogados dezenas de artistas das mais diversas expressões artísticas como a pintura, o desenho, o vídeo, a escultura e a fotografia. Esta é uma das formas de demonstrar o compromisso da Abreu Advogados com a consolidação da cultura nacional e a consciencialização cívica contemporânea e patrimonial, mas também social.

Sobre a Abreu Advogados

A Abreu Advogados é uma das maiores sociedades de advogados em Portugal, contando com uma equipa de mais de 220 advogados, num total de cerca de 350 profissionais. Além dos escritórios de Lisboa, Porto e Madeira (em parceria), a Abreu Advogados dinamiza uma rede internacional de escritórios em países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, China – Macau, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste.  https://www.abreuadvogados.com/

Sobre o Carpe Diem Arte e Pesquisa 

O Carpe Diem Arte e Pesquisa é um projeto de produção cultural transversal de arte contemporânea, sediado em Portugal, e que visa propor novas direções na?praxis?da curadoria e produção de cultura contemporânea. É um projecto sem fins lucrativos, vocacionado para a experimentação. Esta experimentação passa pela definição e execução das linhas curatoriais, que se alteram de acordo com o contexto existente, no sentido de depender: da proposta do artista, do financiamento desta e da sua adequação ao espaço. http://carpe.pt/

Sobre Sofia Leitão:

Sofia Leitão (PT n. 1977 em Paredes) vive e trabalha no Porto, Portugal. Licenciou-se em escultura em 2005 na Faculdade de Belas Artes do Porto em 2005 (FBAUP) e em Desenho na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) em 2000. Recentemente expôs na sala 22 no Colégio das Artes em Coimbra,  participou na exposição Beyond the Mirror no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e também no Festival Desemcaminharte-Arte Pública no Alto Minho (2017), na exposição Portugal, Portugueses, Museu Afro-Brazil, São Paulo, Brazil (2016); na exposição Da Cartografia do Poder aos Itinerarios do Saber, Museu Afro-Brazil, São Paulo, Brazil (2014); na exposição Casa Ocupada, Casa da Cerca-Centro de Arte Contemporânea, Almada, Portugal; na exposição Negras Paixões no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Portugal (2011); na exposição Amália, Coração Independente, Museu Berardo, Lisboa e no Pavilhão Português, Hangart7, Salzburgo, Austria em 2009. O seu trabalho pode ser encontrado nas coleções públicas da Fundação Manuel de Brito e da Fundação PLMJ em Lisboa, Figueiredo Ribeiro em Abrantes, MG no Alvito, Fundação Ilídio Pinho no Porto, bem como em coleções privadas em Portugal, Espanha, Austria Bélgica  e Estados Unidos da América.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,798,331