Exposições
Attila Mendly de Vétyemy - Um Artista Húngaro na Lezíria
Exposição alusiva à vida e obra de Attila Mendly de Vétyemy e lançamento do livro Attila Mendly de Vétyemy - Um Artista Húngaro na Lezíria, da autoria de António Augusto Joel.

21 Jan a 29 Abr 2023
O artista húngaro Attila Mendly de Vétyemy (1911-1964) legou a Portugal uma obra multifacetada que abrange diversas disciplinas, como as artes decorativas, o desenho, a gravura e a pintura.
Esta exposição, para além de homenagear a memória de um artista que escolheu Benavente como seu local de residência e trabalho, pretende recordar as inúmeras etapas da sua vida pessoal e artística, evocando o seu percurso entre as décadas de 1930 e 1960 e exibindo alguns dos seus objetos pessoais.
Cada uma das diferentes seções do espaço expositivo ilustrará a sua vasta produção xilográfica, os seus inúmeros esboços, os seus cativantes retratos, a sua ligação a Singeverga e alguma da sua obra no âmbito do desenho anatómico.
As duas últimas seções evocarão mais intimamente a sua ligação a Benavente e ao Ribatejo, exibindo parte do legado que o antigo presidente Ferreira Lourenço doou ao município e algumas das obras, associadas ao Solar de Benavente e à Adega Tipica Pôr do Sol, que, nestes espaços, marcaram várias gerações de benaventenses e forasteiros e traduzem uma parte significativa da memória e da identidade cultural das gentes da lezíria.
A inauguração contará com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, da filha do artista, Verónica de Vétyemy, do embaixador da Hungria em Portugal, Dr. Miklós Tamas Hamai, e do abade de Singeverga, Dom Bernardino Ferreira da Costa.
Na ocasião será lançado o livro Attila Mendly de Vétyemy - Um Artista Húngaro na Lezíria, da autoria de António Augusto Joel.