"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Tertúlia Bordaliana em Torres Vedras

"Rafael Bordalo Pinheiro como ‘matéria-prima’ para o cartoon atual", por António (cartunista, caricaturista e autor de banda desenhada). 

27 Jan 2023  |  19h00

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras
Rua Leonel Trindade, 2560-612 Torres Vedras


No dia 27 de janeiro às 19h00 o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras apresenta a quarta e última Tertúlia Bordaliana. “Rafael Bordalo Pinheiro como ‘matéria-prima’ para o cartoon atual”, por António (cartunista, caricaturista e autor de banda desenhada), que terá palco na cafetaria Foliateca.

Associadas à exposição temporária "A "MASCARADA POLÍTICA" - O CARNAVAL NA OBRA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO (1870-1905)" patente no CAC, as Tertúlias Bordalianas pretendem dar a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do autor.

Recriando um ambiente de época com vinhos e petiscos, estas tertúlias terão palco na Foliateca, a cafetaria do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.

“Rafael Bordalo Pinheiro como “matéria-prima” para o cartoon atual” é a quarta e última tertúlia e que terá como orador António.

António (Vila Franca de Xira, 1953) é formado em pintura pela Escola Artística António Arroio. Iniciou-se na caricatura e no cartoonismo em março de 1974, no jornal “República”. É colaborador permanente do jornal semanário “Expresso” desde fins de 1974 até hoje. Paralelamente desenvolve o seu trabalho como designer. Nas artes plásticas, destaca-se o trabalho de animação plástica da Estação de Metro do Aeroporto de Lisboa “Figuras de Lisboa”, constituída por 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada. É comissário do cartoon Xira e diretor do World Press Cartoon.

Prémios em destaque: 1983 e 1986 International Salon of Cartoons de Montreal (Canadá); 1992 Prémio Gazeta de Cartoon (Lisboa); 1993 Festival du Dessin Humoristique de Anglet (França); 1995 Best Newspaper Design da Society of News Design (Estocolmo, Suécia); 2002 Premio Internazionale Satira Politica (Forte dei Marmi, Itália); 2005 Prémio Stuart Carvalhais (Lisboa); 2010 Prix Presse Internationale (Saint-Just-le-Martel, França); 2018 Prémio Gazeta de Mérito (Lisboa).

Para mais informações e inscrições: cac.comunicacao@cm-tvedras.pt | 261 067 603 | 261 067 601

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,775,399