"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Artemisia String Trio em concerto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Embaixada de Itália em Portugal e o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, em colaboração com a Associação Hagadá – Tikvá Museu Judaico de Lisboa e o Museu Nacional da Música de Lisboa apresentam um concerto do Artemisia String Trio.

27 Jan 2023  |  18h00

Museu Nacional da Música
Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos, Rua João de Freitas Branco . 1500-359 Lisboa
Preço
Entrada livre
 
O concerto integra-se numa homenagem ao Padre português Joaquim Carreira, que em 2015 recebeu a título póstumo o reconhecimento de “Justo entre as Nações” pela sua ação de proteção e salvamento de judeus italianos e refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto Reitor do Pontifício Colégio Português de Roma.

Além do concerto, o Trio Artemisia durante a sua permanência em Lisboa participará na gravação de um documentário dedicado ao Padre Carreira, da autoria dos jornalistas António Marujo e Joaquim Franco. O documentário conta com entrevistas à Diretora do Arquivo Histórico da Comunidade Hebraica de Roma, Silvia Haia Antonucci, à responsável do Arquivo Histórico da Fundação Centro de Documentação Hebraica Contemporânea de Milão, Laura Brazzo, ao historiador Andrea Riccardi, e ao último refugiado ainda vivo, Luigi Priolo.

O filho de Luigi, Anton Giulio Priolo, compositor e músico, também participará no documentário, juntamente com o Trio Artemisia, executando um repertório que inclui temas da tradição judaica e músicas compostas ad hoc para o documentário, que será exibido pela TVI durante o mês de fevereiro e estará sucessivamente disponível no site setemargens.com e outras plataformas digitais.

O Artemisia String Trio é composto por intérpretes com uma longa e prestigiosa carreira tanto em música de câmara como em performance orquestral. A sua paixão partilhada pela música de câmara levou-os a formar este Ensemble flexível em 2020, cuja composição pode variar de Quarteto com Piano a Quarteto com Flauta, no qual o Trio de Cordas é sempre a base. Atuaram em festivais importantes e temporadas de concertos em Itália e no estrangeiro. Recentemente realizaram um concerto juntamente com a flautista Luisa Sello na Embaixada de Itália em Sófia. Gravaram o vídeo do Quarteto nº 1 op.25 do Johannes Brahms com o pianista Monaldo Braconi, que em breve estará disponível no canal Rai5 e, para a Rai Radio3, o Quarteto K285 de W. A. Mozart com Luisa Sello na flauta.

Elisa Eleonora Papandrea, violino
Nascida em Turim, formou-se no Conservatório Santa Cecilia em Roma. Estudou em Genebra com o Maestro C. Romano e no Mannes College of Music, em Nova Iorque, com Nina Beilina. Obteve sucessivamente um mestrado no Royal College of Music em Londres. Na qualidade de grande aficionada pela música de câmara, foi convidada para apresentar a estreia italiana da "Menuhin-Sonata" de R. Shehedrin na presença do autor e do Quarteto "Recondita Armonia" de X. Montsalvage. Recebeu o Prémio Cultura da Cidade de Roma e o 2º prémio no concurso 'F. Feroci'. Tem dado concertos para instituições de renome, incluindo: o Conservatório Tchaikovsky em Moscovo, a Royal Opera House Covent Garden em Londres, o Gesellschaft für Musiktheater em Viena, a Cappella Paolina del Quirinale para I Concerti di Radio3, e outros. Com o clarinetista A. Carbonare e o pianista M. Braconi fundou um Trio com o qual tocou nas salas de concertos internacionais mais prestigiadas e gravou um DVD pela Rai5. É membro da Orquestra Mozart dirigida por Claudio Abbado, da Sinfónica Toscanini dirigida por Lorin Maazel e da Filarmónica Europa de Ezio Bosso. Actualmente colabora com a Orchestra dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia, a Orchestra Sinfonica Nazionale RAI e o Teatro Regio di Torino. É Violino Concertino da Roma Tre Orchestra.

Domenica Pugliese, viola
Ensina viola no Conservatório di Musica Fausto Torrefranca em Vibo Valentia. Licenciada em viola e violino, especializou-se na Scuola di Musica di Fiesole e na Hochschule für Musik und Theater em Hannover com o Maestro Hatto Beyerle, na Accademia Nazionale di Santa Cecilia, sob a orientação do Maestro Massimo Paris. Licenciou-se pelos DAMS e CUPRAMUS. Executa regularmente música de câmara em vários ensembles como o SIXE (Suono italiano per l'Europa), o Monesis ensemble, o Laborintus ensemble e a Ars ludi; colaborou com a CEMAT, Accademia Filarmonica Romana, Nuova Consonanza e com grupos orquestrais como a Orchestra dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia e a Orchestra do Teatro dell'Opera di Roma. Gravou em ensemble obras de música contemporânea para várias etiquetas, para viola um CD sobre autores italianos do histórico século XX e em quarteto com piano as obras de Giorgio Miceli e Alessandro Longo. Foi publicado recentemente o seu volume intitulado Biodinamica Musicale. La didattica di Alvaro Company, pela editora LIM de Lucca.

Daniela Petracchi, violoncelo
Formou-se no Conservatório de Milão sob a orientação de Rocco Filippini e continuou a sua especialização na Fundação 'Walter Stauffer' em Cremona. Aprofundou também o estudo do repertório de violoncelo com Franco Rossi, Radu Aldulescu, Lynn Harrell e de música de câmara com o Trio di Trieste, Riccardo Brengola na Accademia Musicale Chigiana em Siena, Piero Farulli e Valentin Berlinsky. Desde 1985 é membro do Trio "Clara Schumann" com quem atuou nas mais prestigiadas temporadas de concertos italianos e em digressão no estrangeiro (Japão; Alemanha, Áustria, Bulgária, Grã-Bretanha). Como convidada em numerosos festivais internacionais, tem tocado música de câmara ao lado de interpretes ilustres como Joseph Silverstein, Bruno Giuranna, Rainer Kussmaul, Jurgen Kussmaul, Alfonso Ghedin, Pavel Vernikov, Vladimir Ivanov, Mariana Sirbu, Alain Meunier e Franco Petracchi. Foi membro da Orquestra de Câmara Italiana dirigida por Salvatore Accardo, com quem participou em digressões de concertos em todo o mundo. Gravou para Bongiovanni, Fonit Cetra e Emi e gravou para a RAI e a Rádio Vaticano. Ensina violoncelo no Istituto Musicale Pareggiato 'G. Briccialdi' em Terni.

PROGRAMA:

• ANTONIO VIVALDI
LA FOLLIA
– Tema com 19 Variações Sonata XII em Re men. – Op. 1 (RV 63) das Sonatas de Câmara a três

• ANTON GIULIO PRIOLO
LE PAROLE PERDUTE
Pequena Suite para Trio de cordas dedicada ao Dia da Memória
1. Preghiera
2. Nella mente e nel cuore
3. Oltre il muro

• MARIO CASTELNUOVO-TEDESCO
NENIA
De Trio op. 147

• NICOLA PIOVANI
LA VITA E’ BELLA

• REINER KUTTENBERGER
HABDALA (Yiddish Song)

• JOHN WILLIAMS
SCHINDLER’S LIST

• HERMAN YABLOKOFF
PAPIROSSEN
(Yiddish Song)

Todas as músicas executadas no programa são elaboradas e orquestradas para o Trio de cordas por Anton Giulio Priolo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,931,567