"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Lugares e práticas historiográficas: educação, património e cultura impressa

Com a participação de educadoras/res, investigadoras/res, centros de investigação e organizações culturais de Portugal, Brasil e Cabo Verde, este colóquio discutirá temas como o ensino do passado colonial, os intercâmbios culturais e a circulação da cultura impressa na construção de processos historiográficos, as relações entre comemoracionismo, espaço público e escrita da História. 

16 Fev a 17 Fev 2023

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Durante o colóquio, será lançada a Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa.

As interseções nos campos da educação, património, cultura impressa e seus desdobramentos para a escrita da História são o tema central deste encontro que reúne educadores e investigadores de vários centros de pesquisa e organizações da cultura de Portugal, Brasil e Cabo Verde e cujo objetivo é aprofundar reflexões e sistematizar problemas e debates contemporâneos envolvendo o ensino da História, a construção material do conhecimento em língua portuguesa e seus interditos, os usos do passado colonial e os caminhos possíveis de produção e circulação de materiais escolares e didáticos, a partir do diálogo entre temporalidades e geografias conexas.

A conferência de abertura, subordinada ao tema "Memória e Mentira", está a cargo de Fernando Catroga (Universidade de Coimbra).

A programação estrutura-se em dois momentos. No primeiro dia, os autores são convidados a discutir questões reunidas nos painéis: "Como ensinar o passado anticolonial?"; "A circulação da cultura impressa: o que as experiências surpreendem nas bordas dos discursos e sínteses?"; "Usos do passado colonial: como as comemorações reescrevem a História?". Os comentadores e o público são incentivados a propor novos problemas e a colaborar para o desenvolvimento das reflexões apresentadas. Os resultados destes grupos de trabalho serão publicados em livro, seguindo a proposta de elaboração e de circulação pública do conhecimento.

No dia seguinte, 17 de fevereiro, será lançada a Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa, aberta à participação de educadores, investigadores, mediadores culturais e estudantes interessados em contribuir para os mais diversificados espaços da cultura e do ensino em torno dos temas propostos e em permanente elaboração. Em correlação com os objetivos da Rede, será realizada a conferência "A Representação da Europa nos ensinos Básico e Secundário cabo-verdianos", pelo historiador Osvaldino Monteiro (Universidade de Cabo Verde).

Da parte da tarde, os manuais ou livros didáticos são o foco da mesa-redonda "A historiografia escolar em diálogo: Portugal - Cabo Verde e Brasil". O colóquio encerra com a conferência e debate do tema "Raça e racismo ‘na mais antiga nação da Europa': Itinerários para o estudo da história Pública e escolar", proferida pela socióloga Marta Araújo (Universidade de Coimbra).

PROGRAMA

Quinta-feira, 16 fevereiro '23

09h30: Sessão de abertura

10h00-11h00 Conferência Memória e Mentira | Fernando Catroga (CHSC-UC); Moderação e comentários Adelaide Gonçalves (UFC/ENFF)

11h15-13h00 - Painel 1: Como ensinar o passado anticolonial? Moderação e comentários: Samira Miranda (UCV) e Danilo Santos (ME-CV)

‘Os povos dependentes despertaram para a luta de libertação'. Para uma leitura dos movimentos de independência das colónias portuguesas nos manuais de História lusos (1975-2017) | Clara Serrano (CEIS20-UC) e Sérgio Neto (CEIS20-UC)

"O povo deve conhecer o seu passado". O lugar da história de África e da história da Guiné e Cabo Verde no ensino no decurso da luta pela independência | Julião Soares Sousa (CEIS20-UC)

"Vou aprender a ler, pra ensinar meus camaradas". Ensinar o passado, olhar para o futuro e construir imaginários políticos na Guiné-Bissau independente | Mélanie Toulhoat (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST)

13h00-14h30 - Almoço

14h30-16h15 - Painel 2: A circulação da cultura impressa: o que as experiências surpreendem nas bordas dos discursos e sínteses? Moderação e comentários: Clara Isabel Serrano (CEIS20-UC) e Mélanie Toulhoat (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST)

Para a história da circulação de livros e leituras libertárias entre Portugal e o Brasil nos séculos XIX e XX | Adelaide Gonçalves (UFC/ENFF) e Allysson Bruno (Uece)

A História sob "generoso tronco lusitano": convergências políticas e intercâmbios luso-brasileiros na cultura escrita em contexto autoritário | Nuno Medeiros (CHC-UL) e Gisella Amorim (CHC- UL)

As muitas faces da correspondência: escrita da História e cultura impressa em itinerários epistolares atlânticos | Débora Dias (CHAM-NOVA | CEIS20-UC)

16h15 - 16h45 - Pausa para café

16h45 - 18h30 - Painel 3: Usos do passado colonial: como as comemorações reescrevem a história? Moderação e comentários por Victor Barros (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST) e Sérgio Neto (CEIS20-UC)

"O Brasil como promessa de uma ordem moral": o bicentenário da Independência na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | Ana Paula Caldeira (PPGH-UFMG)

Tempo da história, tempo do luto: sadismo e necropolítica na comemoração do bicentenário da Independência do Brasil de Portugal | Douglas Attila Marcelino (PPGH-UFMG)

De Brasília a Sagres: a participação de Juscelino Kubitschek nas comemorações do V centenário de morte do Infante Dom Henrique (1960) | Sarah Luna de Oliveira (CHSC-UC)

Contestar estátuas comemorativas do passado colonial, entre Lisboa e Rio de Janeiro | Sílvia Correia (FL-UP)

Sexta-feira, 17 fevereiro ‘23

10h00-11h30 - Lançamento da Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa. Objetivos, calendário e modos de participação.

11h30-12h30 - Conferência A Representação da Europa nos ensinos Básico e Secundário cabo- verdianos | Osvaldino Monteiro (UCV); Moderação e comentários: Julião Soares Sousa (CEIS20-UC)

12h30-14h00 - Almoço

14h00-16h00 - Mesa redonda: Historiografia escolar em diálogo: Portugal - Cabo Verde e Brasil; Moderação e comentários por Sarah Luna de Oliveira (CHSC-UC)

O eurocentrismo nos programas e manuais escolares de história em Cabo Verde | Danilo Santos (ME-CV)

A História de Cabo Verde nos manuais escolares | Samira Miranda (UCV)

As Aprendizagens Essenciais e os manuais escolares de História | Marta Torres (MARE-NOVA) e Miguel Monteiro de Barros (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)

16h30-17h30 - Conferência Raça e racismo ‘na mais antiga nação da Europa': Itinerários para o Estudo da História Pública e Escolar | Marta Araújo (CES); Moderação e comentários: Débora Dias (CHAM-NOVA|CEIS20-UC)

As inscrições estão abertas nas modalidades online e presencial (bit.ly/3kMWYlD)

Organização: CEIS20-UC | CHAM-NOVA | CHSC-UC | IHC-NOVA FCSH/IN2PAST | PPGH-UFMG

Comissão Organizadora: Ana Paula Caldeira (PPGH-UFMG), Clara Isabel Serrano (CEIS20-UC), Débora Dias (CHAM-NOVA|CEIS20-UC), Douglas Attila Marcelino (PPGH-UFMG), Julião Soares Sousa (CEIS20-UC), Mélanie Toulhoat (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST), Sarah Luna de Oliveira (CHSC-UC), Sérgio Neto (CEIS20-UC)

Comissão Científica: Adelaide Gonçalves (UFC/ENFF), Ana Paula Caldeira (PPGH-UFMG), Clara Isabel Serrano (CEIS20-UC), Danilo Santos (UCV), Débora Dias (CHAM-NOVA|CEIS20-UC), Douglas Attila Marcelino (PPGH-UFMG), Julião Soares Sousa (CEIS20-UC), Mélanie Toulhoat (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST), Osvaldino Monteiro (UCV), Samira Miranda (UCV), Sarah Luna de Oliveira (CHSC-UC), Sérgio Neto (CEIS20-UC).
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