"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

As veredas do Grande Sertão de Guimarães Rosa

Decorrerá decorrerá no fim do mês de fevereiro e no início do mês de março o curso As veredas do Grande Sertão de Guimarães Rosa, integrado no projeto Patrimónios da Humanidade, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

28 Fev a 7 Mar 2023

Online
Preço
Entrada livre
O curso será conduzido pela Professora Doutora Débora Domke Ribeiro Lima (Centro de Estudos Globais).

O curso decorrerá exclusivamente online e decorrerá nos dias 28 de fevereiro e 07 de março, sempre às 15 horas. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.

João Guimarães Rosa, escritor brasileiro nascido em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908 escreveu Grande Sertão: Veredas em 1956. O livro foi um marco para a então literatura regionalista brasileira, uma vez que quebrou os estereotipos do homem sertanejo, atribuindo a ele status dos grandes personagens clássicos e colocando o leitor em contato com um personagem que questiona, filosofa e busca compreender o que viveu. 

O curso tem como objetivo apresentar a obra do autor para, então, aprofundar algumas questões que o autor brasileiro costura na tecitura de sua escrita peculiar, tendo como fio condutor como o mito do Fausto e a relação entre amor e morte.

Débora Domke Ribeiro Lima possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, (2003). Mestrado em Estudos Literários pela mesma instituição (2005).

Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, Brasil em conjunto com a Goethegesellschaft in Weimar, Alemanha (2013). Possui curso de Interculturalidade na Universidade de Tallin, Estónia (2016) e pós-doutorado em Literatura 
Comparada pela Universidade de Lisboa (2021). Foi professora de Língua e Literatura na Prefeitura de São Paulo (2008-2019), participou como Professora Auxiliar no Projeto de Leitura na Universidade de São Paulo. Atualmente atua como pesquisadora do  Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, dentro da linha Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo e também como professora de alemão no Instituto Stephanie Lich.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,895,770