Música
Verde Prato apresenta Adoretua ao vivo
A artista basca vem a Portugal apresentar Adoretua, o novo disco de originais com concertos ao vivo a 28 de março no Musicbox Lisboa e no dia seguinte no festival Tremor, São Miguel.

28 Mar 2023 | 22h00
Verde Prato fez a sua estreia em território nacional em 2022 com concertos assinaláveis nos festivais MIL e Imaterial.
Com a tradição oral basca como pano de fundo, Verde Prato (Ana Arsuaga) recupera um passado de músicas populares e cânticos litúrgicos para lhes dar um futuro intemporal numa voz e sonoridades que elevam o formato eletrónico a um mistério emocionante e intangível. O seu álbum de estreia, Kondaira eder hura (2021), conta a história de um rapaz que deixa a sua aldeia em busca de uma vida na cidade e a forma como aqueles que ficam o veem, refletindo sobre temas universais como o amor, a família, a amizade, os medos, as ausências e os desejos.
Em 2022, lançou Jaikiera, em formato 7’’ e com edição limitada. No lado A, “Mundu Leunena” pinta a paisagem do mundo interior de um indivíduo. No lado B, “Herria Esnatzen”, o amanhecer de uma aldeia. Ambos os lados representam uma descrição íntima de um acordar, tanto individual como coletivo, envolto num tom trágico, mas doce.
Ao vivo Verde Prato apresenta-se acompanhada de um antigo teclado a partir do qual constrói uma ligação visceral com o público. As comparações com o imaginário Lynchiano têm tanto de inevitável como fascinante.
>> Bilhetes