"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

A Música dos Salmos

Inserido na VII Temporada de Música São Tomás de Aquino, no dia 25 de março, às 21h00, na Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino, o Ensemble STA, sob a direção de Maria de Fátima Nunes, realizará um concerto cujo mote é “a música dos salmos”.

25 Mar 2023  |  21h00

Igreja São Tomás de Aquino
R. Virgílio Correia, 1600-224 Lisboa
Preço
Entrada livre
O programa propõe uma viagem pelas sonoridades musicais de uma das coletâneas literárias mais importantes dessa biblioteca que é a Bíblica judaica e cristã. Trata-se do Livro dos Salmos, poesia que habita milenarmente as vozes dos crentes, nas suas comunidades, como um contínuo partilhado. Propõe-se uma experiência estética mediada pela grande tradição da música ocidental, descobrindo aí diferentes modos de ler esse património espiritual. Os salmos habitam os ritos cristãos, e esse foi o laboratório de grande parte da criação musical europeia. No curso da histórica, esses ritos perderam alguma da sua força social, mas não pode dizer-se o mesmo dos Salmos. Na sua universalidade, permanecem como uma palavra vibrante sobre os enigmas da experiência humana. Escutar-se-ão obras de H. Purcell, J. P. Sweelinck, H. L. Hassler, A. Scarlatti, J. J. Fux, C. Goudimel e M. A. Charpentier. A experiência musical, neste concerto, amplia-se na escuta da narração de alguns Salmos, na tradução de Frederico Lourenço.

Ensemble São Tomás de Aquino

Ariana Russo, Teresa Duarte | Sopranos
Mariana Monteiro, Rita Tavares | Altos
João Pedro Afonso, Francisco O´Neill Cortes | Tenores
Pedro Morgado, João Costa | Baixos

André Ferreira | Órgão
Joana Correia | Violoncelo
Tiago Matias | Tiorba

Maria de Fátima Nunes | Direção Musical
Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,867,118