"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

2ª Edição do Aldear está de volta!

De 16 de abril a 25 de junho, convocam-se todos os aldeeiros para se juntarem à comunidade de 11 aldeias da região Douro, Tâmega e Sousa e participarem na segunda edição do Aldear, um encontro de encontros de saberes, sabores, artes e ofícios.

16 Abr a 25 Jun 2023

Douro, Tâmega e Sousa

Serão 11 domingos consecutivos de encontros entre a comunidade das aldeias que acolhem este projeto artístico multidisciplinar, centrado nas pessoas e na sua identidade, e os coletivos artísticos que, desde o início do ano, estão a trabalhar em conjunto mais de meia centena de processos artísticos, entre espetáculos comunitários, oficinas de saberes e sabores, instalações, conversas e percursos artísticos.

Depois de uma primeira edição de sucesso realizada em 2021, e que teve um efeito transformador em 11 aldeias do Douro, Tâmega e Sousa, mesmo com as muitas restrições impostas pela pandemia, o Aldear está de regresso. Em 2023, a comunidade de outras 11 aldeias desta região une-se a coletivos artísticos para pensar o futuro a partir das memórias, saberes e sabores.

O primeiro encontro do Aldear acontece a 16 de abril, em Felgueiras, com a comunidade de Macieira da Lixa e o coletivo Ondamarela. Mas até 25 de junho outras comunidades, aldeias e coletivos artísticos, como Burilar, Colectivo Espaço Invisível, Laboratório Maria Zimbro, Associação Discos de Platão e Coruja do Mato, tomam conta das atividades em várias datas e locais da região do Douro, Tâmega e Sousa. Em cada encontro é proposto um percurso artístico, duas oficinas de sabores e saberes, uma oficina de artes e ofícios e um espetáculo comunitário. Todos os encontros são de entrada gratuita. 

O Aldear é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura Made In Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,718