"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Santa Bárbara, Padroeira de Mineiros e de outras Artes

Exposição iconográfica que reúne uma boa parte do acervo do colecionador Professor Eng. Mello Mendes. 

1 Abr a 3 Jun 2023

CIMMB - Palácio do Raio
Rua do Raio 4700-920 Braga

Uma outra parte da coleção daquele distinto Professor de Minas e extremo devoto de Santa Bárbara foi organizada para ser exposta de forma itinerante em projetos expositivos temporários em locais que de alguma forma possam ter alguma ligação com a devoção a Santa Bárbara. 

Nessa romagem pelo país, iniciada em dezembro passado em Vendas Novas, base dos Artilheiros de Portugal, a coleção itinerante vai estar exposta durante dois meses no Palácio do Raio, da Santa Casa da Misericórdia de Braga, sendo inaugurada no dia 1 de abril.

O lema desta exposição será “Santa Bárbara, Padroeira de Mineiros e de Outras Artes – Que se Lembram dela mesmo quando não troveja”.

Num momento em que a Europa está consciente da necessidade de utilizar os seus recursos geológicos endógenos é fundamental sensibilizar a opinião pública para a necessidade da existência de atividades extrativas.

De alguma forma é também essa a mensagem que procuramos transmitir associando a exposição sobre arte sacra dedicada à padroeira dos mineiros com uma pequena exposição de artefactos mineiros e amostras de cristais e de minérios produzidos nas minas em atividade em Portugal.

Iniciativa: Santa Casa da Misericórdia de Braga

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,120,883