"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

"Cannibal! The Musical" e "Valerie and Her Week of Wonders" em exibição no Porto

O Passos Manuel, no Porto, volta a apresentar mais uma edição mensal da iniciativa Passos no Escuro. Em maio, os dois títulos escolhidos não podiam ser mais distintos, mas partilham o melhor da diversidade temática do cinema de género, sempre em destaque nestas sessões.

Valerie and Her Week of Wonders

4 Mai a 31 Mai 2023

Passos Manuel
Rua de Passos Manuel nº 137 (ao Coliseu), 4000-385 Porto

No dia 4 de maio (quinta-feira) a editora independente Troma volta ao grande ecrã com “Cannibal! The Musical”, de Trey Parker. O primeiro filme da autoria dos criadores da popular série de animação “South Park”, marca o início de uma carreira que lhes iria valer nomeações aos Oscars e vários prémios ligados ao mundo do entretenimento, nos quais se incluem Emmys, Grammys e até mesmo Tonys. Lembramos que Trey Parker e Matt Stone são também responsáveis por um dos maiores sucessos da Broadway, com “The Book of Mormon”, um musical que continua em exibição um pouco por todo o mundo, quase 10 anos depois da sua estreia.

Em “Cannibal! The Musical”, Trey Parker conta a história verdadeira de Alfred Packer, um pioneiro do Oeste americano, que no final do século XIX liderou uma expedição em busca do tão cobiçado ouro do Colorado. A viagem não corre como o esperado e a escassez de comida leva a que opções menos convencionais sejam colocadas em cima da mesa. O título explica onde a trama nos leva, mas o que não esperamos é que um filme de 1993 tenha todos os ingredientes humorísticos que vemos na comédia contemporânea. Espera-se uma sessão absolutamente delirante e com músicas que prometem não sair da cabeça.

No dia 31 de maio (quarta-feira), a proposta é uma viagem até à antiga Checoslováquia para uma das experiências mais imersivas do género Folk Horror, com “Valerie and Her Week of Wonders”, de Jaromil Jires. Baseado no romance do mesmo nome, da autoria de Vítezslav Nezval, o filme quebra a barreira entre um conto de fadas e um sonho febril, apresentando imagens que têm tanto de belas como de perturbadoras, numa história acerca da passagem à idade adulta.

Valerie vive sozinha com a sua avó numa pequena comunidade do início do século XX. Entramos na sua vida quando um grupo de atores e missionários chegam para agitar as águas daquela cidade. O elemento transgressivo e que é catalisador de todos os elementos sobrenaturais a que depois assistimos é a primeira menstruação da rapariga, apenas um exemplo da liberdade que encontramos em todos os elementos desta obra única e que merece a experiência do grande ecrã.

Como sempre, todos os filmes das sessões Passos no Escuro, são exibidos a partir da versão mais recente e restaurada dos títulos propostos, legendados em português. A iniciativa criada por José Santiago em 2019, tem vindo a trazer de forma regular até à sala de cinema alguns dos títulos que poderiam não ter a oportunidade de ser vistos no grande ecrã. As escolhas recaem sobre o cinema de terror e de culto, mas o foco é na experiência comunitária que se cria para celebrar o chamado “cinema de género”.

Os bilhetes podem ser adquiridos no dia das sessões ou através de email para cinemapassosnoescuro@gmail.com. As sessões têm início sempre às 22:00.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,182,131