Música
FIOE- Festival Internacional de Órgão de Évora
Concerto com o organista Sérgio Silva, o violinista Nuno Mendes e a cantora Mariana Moldão.

11 Mai 2025 | 18h00
O organista Sérgio Silva, o violinista Nuno Mendes e a cantora Mariana Moldão oferecem-nos uma viagem pelos trilhos da música sacra e instrumental, desde o alto Barroco italiano ao Barroco tardio alemão.
O presente programa apresenta-se como uma viagem pela música sacra e instrumental, desde o auge do Barroco italiano até às expressões do Barroco tardio alemão, revelando a riqueza estilística e a profundidade expressiva deste período através de obras de compositores representativos do estilo.
A constituição do agrupamento - canto, violino e órgão - possibilita a exploração de um vasto repertório e diversificado, resultando num programa dinâmico estruturado em três combinações instrumentais: 1) obras para canto, violino e órgão, 2) peças para órgão e violino, e 3) composições para órgão solo.
O órgão, neste contexto, exerce a dupla função de instrumento solista e de acompanhador, por meio da realização do basso continuo, prática essencial da estética barroca.
PROGRAMA
GIACOMO CARISSIMI (1605-1664)
Salve, salve puellule
GIOVANNI PAOLO CIMA (c.1570-1630)
Sonata à 2
GIROLAMO FRESCOBALDI (1583-1643)
Messa delli Apostoli: Canzon dopo l’Epistola
GEORG PHILIPP TELEMANN (1681-1767)
Cantata Erwachet, entreißt euch den sündlichen Träumen, TWV 1:480
1. Ária: Erwachet, entreißt euch den sündlichen Träumen
2. Recitativo: Wir dürfen nicht am Markte müßig stehen
3. Ária: Anmutreicher Abendschein!
Sonata para Violino e Baixo Contínuo em Sol menor, TWV 41:g1
I. Adagio
II. Allegro
III. Adagio
IV. Vivace
DIETRICH BUXTEHUDE (1637-1707)
Prelúdio em Sol maior, BuxWV 162
HEINRICH IGNAZ FRANZ VON BIBER (1644-1704)
Sonatas do Rosário: I. A anunciação
I. Præludium
II. Variatio - Aria allegro - Adagio – [Variatio]
III. Finale
DIETRICH BUXTEHUDE (1637-1707)
Singet dem Herrn ein neues Lied, BuxWV 98