"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

A Origem da Verdade segundo Nietzsche e Heidegger

Decorrerá durante o presente mês de maio o seminário A Origem da Verdade segundo Nietzsche e Heidegger, integrado no projeto Patrimónios da Humanidade, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. O seminário será conduzido pelo Professor Doutor Hélder Telo (Praxis/Universidade da Beira Interior).

16 Mai a 23 Mai 2023

Online
Preço
Entrada livre
O seminário decorrerá exclusivamente online e decorrerá nos dias 16 e 23 de maio, sempre às 17 horas (hora de Lisboa). A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.

A verdade e os seus opostos (a falsidade, a mentira, a ilusão, a aparência) são algo com que lidamos constantemente. Além disso, o conceito de verdade é desde o começo da história da filosofia um dos seus conceitos mais centrais. No entanto, a despeito desta familiaridade com ele e da sua importância, este é também um conceito muito problemático. Essa problematicidade decorre não só do facto de o conceito de verdade ter sido compreendido de muitas maneiras diferentes ao longo dos tempos, mas também do modo como foi muitas vezes posto em causa – incluindo nos debates mais recentes sobre a possibilidade de vivermos numa era pós-verdade.

O objetivo deste seminário é clarificar o sentido do conceito de verdade e mostrar a sua importância para a nossa vida. Para esse efeito, vamos considerar dois modos de abordar a verdade que a consideram a partir da questão da sua origem. Trata-se, pois, de perceber como é que se constitui qualquer coisa como verdade e como é que a análise da sua constituição permite distinguir entre verdades (ou supostas verdades) mais pobres ou mais ilusórias e verdades num sentido mais pleno do termo. Esta é a abordagem que encontramos tanto em Nietzsche, como em Heidegger, e o seminário vai precisamente concentrar-se em dois textos destes autores em que muito claramente se vê isso.

Primeiro, vamos considerar o modo como Nietzsche descreve a génese da verdade no opúsculo Acerca da Verdade e da Mentira no Sentido Extramoral. Como veremos, Nietzsche descreve as motivações fisiológicas e sociais que levaram a inventar qualquer coisa como a verdade e a estabelecê-la como um elemento central da vida. Para além disso, Nietzsche defende como esta origem fisiológica e social normalmente produz uma versão pobre de verdade e, com base nisso, defende também que a arte é a melhor modo de aproveitar esta invenção do ser humano e ser fiel ao seu sentido.

Num segundo momento, vamos passar para Heidegger e considerar um diferente modo de conceber a origem da verdade. No parágrafo 44 de Ser e Tempo, Heidegger defende que as formas mais imediatas ou óbvias de pensar sobre a verdade (e em especial a verdade como enunciado verdadeiro) são possibilitadas por um sentido mais profundo de verdade: a saber, a verdade como desvelamento. Este sentido de verdade assenta, por seu turno, naquela que é para Heidegger a determinação ontológica fundamental da nossa existência: o cuidado. Desse modo, Heidegger identifica uma origem existencial e ontológica para o cuidado, a partir do qual desenha também a possibilidade de uma verdade autêntica.

Ainda que o estudo destes dois textos esteja longe de esgotar o pensamento destes autores sobre a verdade e a sua origem, ele permitirá não só perceber a importância de considerar a verdade à luz da sua origem, mas também pensar sobre as principais diferenças e sobre a complementaridade das conceções de verdade que encontramos em Nietzsche e Heidegger.

Hélder Telo é investigador auxiliar no Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura (Universidade da Beira Interior), onde desenvolve um projeto de investigação com o título “Cuidado e Verdade na Ética: Uma Reflexão Heideggeriana em Diálogo com Platão e Foucault”. Doutorou-se em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa (2018), com a tese Unexamined Life on Trial: A Crucial Problem in Plato’s Writings, e realizou parte da sua investigação doutoral na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e no Boston College. Foi bolseiro de pós-doutoramento no Instituto de Filosofia da Nova (Universidade Nova de Lisboa) entre 2020 e 2022, onde desenvolveu um projeto de investigação sobre a arte de viver e a relação com a verdade em Platão e no pensamento contemporâneo. Lecionou durante vários anos no Centro Luís Krus (Universidade Nova de Lisboa) e integra atualmente a equipa do projeto exploratório “Mapping Philosophy as a Way of Life: An Ancient Model, A Contemporary Approach” (2023-24), sediado na Universidade Nova de Lisboa e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os seus interesses abarcam tanto pensadores antigos (Platão, Aristóteles e estoicos), como pensadores contemporâneos (Nietzsche, Heidegger, Scheler, Hadot e Foucault). Neste quadro, explora questões como o desejo de verdade, o cuidado de si e de outros, a filosofia como modo de vida e as emoções éticas. As suas publicações mais recentes incluem: “The Care of Others in Marcus Aurelius’ Meditations” (Springer, 2021) e “Plato’s Philosophical Mimesis: On the Pedagogical and Protreptic Value of Imperfection” (Schol?, 2022).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,902,821