"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Novo livro de Sofia Batalha sobre eco-mitologia chega às livrarias

O Santuário – Ensaios sobre Eco-Mitologia será apresentado na Feira do Livro de Lisboa no dia 9 de junho, pelas 19h.

9 Jun 2023  |  19h00

Feira do Livro de Lisboa
Parque Eduardo VII
Preço
Entrada livre
O novo livro de Sofia Batalha, O Santuário – Ensaios sobre Eco-Mitologia, chega agora às livrarias. Nesta nova obra, publicada sob a chancela da Edições Mahatma, a autora tem como ponto de partida o entrelaçamento entre ecologia e mitologia, apresentando propostas de vivência e reflexão face à crise ecológica atual.

O Santuário – Ensaios sobre Eco-Mitologia será apresentado na Feira do Livro de Lisboa, dia 9 de junho, pelas 19h, no stand da Edições Mahatma.

“Estes vários ensaios são tecidos através de um paradigma e perspectiva eco-mitológica, num convite participativo a uma busca fractal e caleidoscópica em simbiose com o mais que humano, resgatando e recriando ecossistemas poli-vocais de identidade e percepção. A lente eco-mitológica é intimista, animista, complexa e sistémica, onde seres sagrados, antigos e multi-vocais são o próprio sistema ecológico, vivendo e respirando pelos ciclos da terra e da água”, diz Sofia Batalha.

A autora acrescenta ainda que “a urgente e lenta tarefa de observar e conectar à mitologia do lugar não é um acto heróico, romântico ou nostálgico. Não tem tempo ou prescrição, sendo uma faina ritual que exige esforço e dedicação, em responsabilidade e devoção. Este relembrar não serve para encontrar essências, purezas, unidade e muito menos ‘missões nacionais’. É um labor que expõe os padrões que geram as mono-narrativas-lineares culturais, as transcendentes e envolvidas em excepcionalismo heróico. Por contraste, este é um percurso em humildade e rendição, uma passagem orgânica de membranas e camadas de percepção, uma peregrinação comunitária em profundidade e ternura. Uma humilde viagem à intimidade de quem somos, onde não somos o centro, onde apenas estamos em relação e pertença”.

Sofia Batalha é designer de formação académica, professora, escritora e investigadora independente. É autora de nove livros e editora da revista online Vento e Água - Ritmos da Terra e do podcast Re-membrar os Ossos.

Sinopse de O Santuário – Ensaios sobre Eco-Mitologia:

A Eco-Mitologia fala do entrelaçamento essencial entre Ecologia e Mitologia. A Ecologia como os conjuntos interdependentes, simbióticos e dinâmicos dos múltiplos sistemas vivos que nos dão vida – das paisagens aos animais, passando pela meteorologia e os ciclos.

A Mitologia como as linhas matrizes – codificações oníricas, simbólicas e metafóricas – das histórias ancoradas pelo corpo, através do mais-que-humano e dos lugares. O território da Eco-Mitologia é sagrado, tão antigo quanto novo e, estes ensaios, pretendem questionar quem somos, para que voltemos inteiros, íntegros, híbridos e diversos.

Abrimo-nos a um colo quente e imanente pleno de histórias e sussurros, tocando noutro paradigma de embalo primevo de sustento e nutrição, em diálogo com a sombra e a luz.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,918,177