"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Todas as Coisas Maravilhosas

Ivo Canelas regressa à Time Out com a última temporada do monólogo Todas as Coisas Maravilhosas e anuncia digressão que passa por várias cidades do país.

25 Jul a 4 Nov 2023

Porto, Bragança, Ponta Delgada, Funchal, Luanda, Mirandela e Covilhã
A última temporada na Time Out é composta por datas em Lisboa de dias de semana devido à agenda do ator que se encontra também em filmagens de novos projectos; no Porto, o espectáculo terá lugar no M. Ou. Co. de quarta a domingo, um espaço cultural recente, que se tem afirmado na cidade.

O formato é o mesmo que tornou este espectáculo altamente aclamado e um verdadeiro fenómeno: um texto brilhante de Duncan Macmillan com uma interpretação avassaladora de Ivo Canelas num set muito intimista e em arena, onde público e ator se fundem na história.

Com temporadas consecutivamente esgotadas, esta será certamente a última oportunidade de poderem assistir à peça.

“Uma experiência incrível, poder interpretar esta personagem e esta história que, que desde o início, me captou a atenção. Foram sessões muito intensas, em que dei o meu máximo, mas em que recebi e testemunhei igualmente uma generosidade e empatia enormes do público.”
Ivo Canelas (2021)

“A cada ano, cada frase que eu digo torna-se mais minha”
Ivo Canelas (2023)

“É um hino à simplicidade de ser feliz. Um hino ao amor. Um hino à dura realidade que é viver. É, acima de tudo, um hino que nos faz renascer a esperança que o melhor ainda está para vir. Obrigado, Ivo Canelas, esta peça — Todas as Coisas Maravilhosas — foi uma das coisas maravilhosas que posso acrescentar à minha lista.”

João F. Ribeiro, in Público

“Não é exagero falar acerca de um fenómeno.”
Joana Moreira, in Time Out

“Há ali uma verdadeira entrega, um ator empenhado em manter a atenção da plateia a cada pequeno pormenor da narrativa. (...) Quem for, sairá do teatro melhor do que entrou. O que por si só já seria uma coisa maravilhosa, digna de entrar na lista.”
Edson Athayde

“…durante uma hora e meia somos todos iluminados.”
Rui Zink, in Correio da Manhã

Todas as Coisas Maravilhosas
de Duncan Macmillan

O monólogo interpretado por Ivo Canelas e produzido pela H2N, apresenta-se para digressão em todo o país de Setembro a Dezembro de 2023, depois de quatro temporadas esgotadas em Lisboa, com mais de 150 espectáculos, com cerca de 30.000 espectadores, entre 2019 e 2023.

O monólogo foi escrito por Duncan Macmillan, estreado com enorme sucesso no Fringe Festival e levado à cena em diversos países. Em Portugal, Ivo Canelas foi distinguido com o Prémio Espectáculo Solo pelo Guia dos Teatros 2020 e Todas As Coisas Maravilhosas integrou a lista dos 30 Melhores Espectáculos de 2019 pela Comunidade Cultura e Arte.

Um espetáculo em que Ivo Canelas, um dos actores mais carismáticos da sua geração em Portugal, convida o público a participar e recordar a importância de reconhecermos, e nos deslumbrarmos com as coisas que nos rodeiam, abordando, de forma emocionante, temas como a depressão, suicídio, a família e o amor. Nesta peça, que assume um carácter imersivo, uma criança vai escrevendo, à medida que cresce, uma lista de coisas maravilhosas, razões para viver, com o intuito de tentar ajudar a mãe a recuperar de uma depressão, depois da sua primeira tentativa de suicídio.

A Saúde Mental é um tema que nos últimos tempos tem sido trazido para a discussão e debate público, como forma de sensibilizar para a sua importância, alertando para os cuidados necessários para a sua manutenção, identificar sintomas de perturbações mentais e diversas formas de pedir ajuda. É por tudo isto que esta peça nunca foi tão relevante como nos dias de hoje.

Texto: Duncan Macmillan
Encenação e Interpretação: Ivo Canelas
Adaptação: Ivo Canelas e Margarida Vale Gato
Produção Executiva: H2N / Hugo Nóbrega
Assistência de Encenação e Direção de Cena: Dora Bernardo
Co-Produção: Estúdio Time Out / Mariana Vilela
Desenho de Luz: Paulo Sabino
Som: Sebastião Santos e Tomás de Almeida
Comunicação: Raquel Lains (Let’s Start A Fire)
Parceiros: SOS VOZ AMIGA, RFM e JCDecaux

Duração: 110 min sem intervalo.
Abertura de portas: 15 minutos antes do início do espetáculo.
Atenção: Depois de fechadas as portas não é permitida a entrada na sala.

Duncan Macmillan é um premiado autor britânico que aborda os grandes temas da sociedade, como a paternidade (“Pulmões”), a adição (“Pessoas, Lugares e Coisas”), a depressão e o suicídio (“Todas As Coisas Maravilhosas”). Foi agraciado com a distinção “Best New Play” nos prémios Off Broadway 2013, com o texto “Pulmões” e nos Olivier Awards de 2015 pela peça “Pessoas Lugares e Coisas”. Colabora frequentemente com Katie Mitchell, uma das mais prestigiadas autoras britânicas e com a companhia Schaubuehne – que desde 2005 é tutelada por Thomas Ostermeier, figura de proa no novo teatro europeu. “Todas As Coisas Maravilhosas” esgotou três reposições no festival Fringe em Edimburgo. Tornou-se um sucesso a nível mundial, após a estreia da versão cinematográfica, difundida pelo canal HBO, com interpretação de Jonny Donahoe.

Ivo Canelas
Reconhecido e acarinhado por público de todas as idades. Frequentou o The Lee Strasberg Theatre and Film Institute em Nova Iorque, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Da sua atividade em Teatro, destaca a paixão por pisar o palco e o trabalho com encenadores como Jorge Silva Melo, Diogo Dória, José Wallenstein, Solveig Nordlund, Fernanda Lapa, Clara Andermatt, Marco Martins, Tim Caroll, Miguel Seabra, Romeu Costa, Marta Carreiras e Rita Calçada Bastos. Em Cinema e Televisão, participou em mais de trinta projetos nacionais e internacionais, sendo dirigido por Pedro Caldas, Artur Serra Araújo, Jorge Paixão da Costa, Joaquim Leitão, Leonel Vieira, Ruy Guerra, Manuel de Oliveira, Marco Martins, António-Pedro Vasconcelos, Henrique Oliveira, Walter Carvalho, Pedro Varela, Vicente Ferraz, Vicente Alves do Ó, Sergio Graciano, Yuri Alves, Azy Zara, João Nuno Pinto, Ivo Ferreira e Filipa Amaro entre outros. Ao longo da sua carreira foi várias vezes premiado tanto em Teatro como em Cinema e Televisão.
>> Bilhetes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
107,004,748