"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Encontros de Outono debatem "A questão social na Ditadura (1926-1974)"

O Município de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, promove nos dias 17 e 18 de novembro, na Fundação Cupertino de Miranda, mais uma edição da conferência Encontros de Outono, que este ano vai debater a questão social na Ditadura, de 1926 a 1974.

17 Nov a 18 Nov 2023

Museu Bernardino Machado
Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79, 4760-114 Vila Nova de Famalicão

O tema e a análise histórica tem paralelo nos dias de hoje e é, precisamente, na atualidade e no contexto da “aceleração das desigualdades sociais potenciada pela acuidade inesperada decorrente da Guerra entre a Ucrânia e a Rússia e as suas calamitosas e dolorosas consequências internacionais, especialmente no plano migratório e na escassez alimentar mundial" realça Norberto Cunha, Coordenador Científico do Museu.

Os Encontros de Outono reúnem mais de uma dezena de professores, historiadores e investigadores das várias universidades portuguesas, referências no estudo e abordagem do tema, que conferem a este encontro um lugar de destaque no panorama cultural português, com particular incidência no meio académico.

Recorde-se que os Encontros de Outono já se realizam desde 1988 e têm debatido e promovido a reflexão sobre inúmeros temas da história e da sociedade portuguesa, como “A Agricultura Portuguesa”, “A I República nos Municípios Portugueses”, “As Eleições” e “A Guerra e a Paz entre as Nações” ou, o da última edição “Norma e desvio na ditadura (1926 - 1974)”.

As inscrições são gratuitas, com entrega de Certificado de Participação e podem ser feitas até às 16 horas do dia 16 de novembro no site do Museu Bernardino Machado, em www.bernardinomachado.org.

Programa

17 de novembro (6ª feira)

09h30 – Sessão de abertura
Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Norberto Ferreira da Cunha, Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado

10h00 - A questão social sob a Ditadura (1926-1974)
Fernando Rosas, IHC - NOVA FCSH

10h30 - O cooperativismo e o mutualismo no contexto da ordem social corporativa (1933-1974)
Álvaro Garrido, Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

11h00 - Debate | Intervalo

11h30 - Políticas de emigração do Estado Novo
Yvette dos Santos, IHC - NOVA FCSH

12h00 - O Estado Novo e a saúde dos pobres
Ana Paula Gato, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

12h30 – Debate 

14h30 - A Ação Católica Portuguesa: do catolicismo social ao catolicismo político (de 1959 a 1974)
Paulo Fontes, Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos de História Religiosa

15h00 - Memórias do trabalho doméstico no Estado Novo
Inês Brazão, IHC - NOVA FCSH

15h30 - Debate | Intervalo

16h00 - As greves durante o Estado Novo
João Madeira, IHC - NOVA FCSH

16h30 - A evolução da proteção social no final do Estado Novo: da reforma da previdência de 1962 ao 25 de abril de 1974
André Luis Marques Costa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

17h00 - Debate | Conclusão

18 de novembro (sábado)

10h00 - Políticas sociais de habitação do Estado Novo
Luis Vicente Baptista, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - NOVA FCSH

10h30 - As lutas operárias na Bacia do Ave contra a Ditadura (1956-1974)
José Manuel Lopes Cordeiro, CICS.NOVA.UMinho e Museu da Industria Têxtil da Bacia do Ave

11h00 - Debate | Intervalo

11h30 - A legislação social e laboral do Estado Novo
Luís Bigotte Chorão, Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

12h00 - A construção tardia do Welfare State em Portugal: O fracasso do Estado Social corporativo (1933-1974)
António Rafael Amaro, Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

12h30 - Debate | Encerramento

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,961,986