Exposições
XV Exposição Arte dos Presépios, Perceções
A figura do presépio representa, tradicionalmente, o Nascimento de Jesus, exibido durante a época do Natal. O presépio ressalta a importância da família como núcleo central na história cristã e na celebração do Natal.

2 Dez a 5 Jan 2024
Além disso, enfatiza valores como o amor, a união e a proteção mútua, que são fundamentais no conceito de família em muitas culturas e religiões ao redor do mundo. Nos dias de hoje, o conceito de família é muito abrangente, trazendo à luz novas abordagens e diversos desafios.
Alguns desses desafios incluem a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal; a diversidade familiar; o envelhecimento da população e consequentemente os cuidados adicionais, aos membros familiares idosos; a educação e a criação dos filhos; as constantes mudanças culturais e sociais, entre outros desafios e que neste particular contexto expositivo, acresce a questão da saúde mental, de membros da família, a qual pode ser afetada por stress, ansiedade e outras preocupações, inerentes à situação.
É importante notar que cada família enfrenta esses desafios de maneira única, e a capacidade de lidar com eles depende de diversos fatores, incluindo apoio, comunicação e resiliência.
Neste ano em que celebra a XV edição da exposição “Arte dos Presépios”, pretendemos (re)lembrar a importância da família nos múltiplos contextos da sociedade atual, com particular enfoque na saúde mental, por meio das interpretações artísticas, em exibição.
Neste contexto, para além dos artistas e artesãos convidados, de várias regiões do país, temos nesta edição, a especial colaboração das pessoas integradas no projeto Louca Mente - Oficina de Artes, da CERCIMA, com as suas peças e trabalhos, em exposição.
Perceções, é o subtítulo da exposição, que nos convida a observar novos e diferentes olhares, sobre uma temática tradicional.
Não deixe de visitar!
Horário: 2.ª a 6.ª feira das 9h00-12h30 e 14h00-17h30 | sáb. e dom. das 10h00-13h00 e 14h00-17h00