"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

ARTHE - Conferência Internacional Arquivos Cruzados

O Teatro Nacional São João acolhe a primeira Conferência Internacional do projeto ARTHE – Arquivar o Teatro. Este encontro pretende colocar em diálogo experiências diversas de mapeamento dos arquivos de artes performativas de finais do século XX, em particular dos seus últimos trinta anos.

11 Dez a 12 Dez 2023

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

Este foi um período de emergência de experiências performativas, um momento de grandes transformações técnicas e estéticas na cena, na formação e no trabalho do intérprete, nas modalidades de trabalho “independente”. Corresponde simultaneamente a grandes alterações dos meios tecnológicos, o que se repercute nos meios de produção e nos materiais associados, hoje presentes nos arquivos. Que desafios coloca a materialidade diversa dos documentos à própria tarefa de arquivar e à ideia de arquivo? O que nos diz sobre um tempo que foi o seu e o modo como as artes performativas habitam e participam desse tempo? Os investigadores e artistas convidados, cruzando abordagens de mapeamento análogas do Chile, Brasil, Itália e Reino Unido, propõem-se equacionar estas e outras questões.

PROGRAMA 

11 dezembro
10:00 Abertura da conferência, por Maria João Brilhante e por um membro do Conselho de Administração do Teatro Nacional São João
10:15 Keynote, por Heike Roms (autora, professora e investigadora na Universidade de Exeter)
11:15 Comunicações
12:30 Debate
14:00 Apresentação do projeto Catastro de Archivos de Artes Escénicas, por Pía Gutiérrez (docente da Faculdade de Teatro da PUC, no Chile, integrante do coletivo ARDE) e Katharina Eitner (investigadora dos Archivos de Arte)
15:45 Debate moderado por Hélia Marçal e Laura Rozas Letelier
17:00 Workshop: Arquivar os Processos Criativos, por Katharina Eitner

12 dezembro
10:00
 Keynote, por Elisabeth Azevedo (historiadora de teatro e investigadora na Universidade de São Paulo)
11:15 Comunicações
12:30 Debate
14:00 Apresentação do projeto INCOMMON: As Artes Performativas em Itália na Era das Convulsões Sociais (1959-79), por Marco Baravalle (investigador na Nuova Accademia di Belle Arti, em Milão)
15:45 Debate moderado por Ana Bigotte Vieira e Pedro Cerejo
16:30 Visita ao Centro de Documentação do Teatro Nacional São João
18:00 Encerramento da conferência 

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,935,418