"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Da Bósnia à República Centro Africana: que futuro para as missões de paz?

No dia 1 de março, em Coimbra, terá lugar a segunda sessão do ciclo de conferências subordinado ao tema “A Política de Defesa Portuguesa: Lições da Bósnia e da Guerra da Ucrânia”.

1 Mar 2024  |  16h30

CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares
Universidade de Coimbra - Rua Filipe Simões, n.º 33, 3000-186 Coimbra
Preço
Entrada livre

No âmbito do protocolo de colaboração com o Ministério da Defesa Nacional, damos continuidade a um ciclo de conferências que tem como objetivo dar vida ao arquivo sobre a defesa portuguesa: das Guerras dos Balcãs à Guerra da Ucrânia, tomando como ponto de referência o património do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI).

“Da Bósnia à República Centro Africana: que futuro para as missões de paz?” é o tema da segunda sessão que terá lugar no próximo dia 1 de março de 2024, pelas 16h30, no CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, Universidade de Coimbra.

Oradores convidados
Helena Carreiras [Ministra da Defesa Nacional]
Isabel Valente [Investigadora do CEIS20]

A participação portuguesa nas operações de manutenção de paz na Bósnia-Herzegovina, em 1996, representou tanto uma rutura com a política de não envolvimento militar em solo europeu, como um sinal de que a integração europeia de Portugal tinha implicações significativas para a sua política de defesa. A subsequente participação de Portugal em numerosas missões de paz, no quadro das Nações Unidas, nomeadamente em África, mostra o empenho português na segurança internacional.
A invasão russa da Ucrânia obriga Portugal, como todos os outros Estados da União a colocarem seriamente a questão da construção de uma política europeia de defesa.
Que balanço se pode já fazer da participação de Portugal nas missões de paz? Que posição tem tomado Portugal no debate na União sobre a defesa europeia?

 

Entrada livre, condicionada à lotação da sala.

 

 

Ciclo de Conferência sobre a Defesa Portuguesa, nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno deste tema, bem como os artigos do Centro de Documentação do IEEI disponibilizados no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,085,938