"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Participação romena na MONSTRA - Festival de animação de Lisboa

O Instituto Cultural Romeno em Lisboa apoia a presença dos realizadores Vlad Ilicevici, Radu Pop e Tudor Om na 23ª edição da MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa, o mais importante festival do género em Portugal e um dos mais prestigiados da Europa. O festival decorrerá de 7 a 17 de março de 2024, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e em vários outros espaços da cidade.

7 Mar a 17 Mar 2024

Cinema S. Jorge
Av da Liberdade, 175, 1250-141 Lisboa
No âmbito da secção Terroranim, a curta-metragem O Rapaz e o Corvo do realizador Tudor Om (Roménia, 2023, 3 min.) será exibida no dia 11 de março, às 21h45, no Cinema São Jorge, e, na Competição Curtas, a curta-metragem Suruaika dos realizadores Vlad Ilicevici e Radu Pop (Roménia, 2022, 9 min.) será exibida no dia 12 de março, às 19h00, no Cinema São Jorge.

O Rapaz e o Corvo, que participou em mais de 26 festivais, é escrito, realizado e produzido por Tudor Om. Ganhou vários prémios, incluindo o prémio de Melhor Curtíssima de Animação na Bélgica, no Night of the Horror Festival e o Prémio de Melhor Curtíssima no SESIFF 2023, Seul, Coreia. Sinopse: Num campo aberto e com vento forte, vemos um único espantalho, um rapaz com um arranhão no rosto e um corvo com sangue no bico. O filme tem apenas três minutos de duração, mas cada segundo explode de ação, desde a relva que se move e a camisa que balança com o vento, até o avanço rápido da câmara que segue uma pedra voadora, intensificada pela obscuridade do movimento. Portanto, um corvo provou o seu sangue e o rapaz tem apenas uma escolha: lutar ou correr. É uma história simples e comovente sobre um momento muito específico no tempo. O momento em que se enfrenta o Medo.

Suruaika, um filme produzido pelo Worksheep Studio, com música da banda Orkid, participou em mais de 60 festivais em todo o mundo, incluindo Tampere Film Festlval, Turku AIFF (Finlândia), Bristol Encounters FF, Leeds IFF (Reino Unido), Minimalen Short Film Festival (Trondheim, Noruega), Oslo IFF, Un Poing C'est Court (França), Cine de Lanzarote (Arrecife, Espanha), Tehran ISFF (Irão), Cairo Animation Forum (Egito), TIFF (Cluj-Napoca). O filme ganhou 15 prémios em festivais internacionais, incluindo o Prémio do Público tanto no Animest 2022, quanto no SFN Loutraki Animation Festival 2023, o Prémio Maça de Ouro no Câmpulung Film Fest 2023 e dois prémios no TRAme Indipendenti Short Film Festival, outros dois no Festival de Cinema de Piatra (Piatra-Neam?), o Prémio Especial do Júri no Alter-Native IFF (Târgu-Mure?) e mais recentemente - o Prémio de Realização na competição Horizons do PIAFF - Paris Animation Film Festival (França). Sinopse: Kipu é um motorista de luxo numa cidade sombria, onde as ruas estão cheias de carros e gatos pretos. Depois de atropelar acidentalmente toda a família de uma pequena gata chamada Suruaika, Kipu adota-a e faz de tudo para a proteger. À medida que o seu amor por Suruaika aumenta, as ruas ficam cada vez mais cheias de gatos pretos, novas vítimas de muitas e pequenas tragédias. Ao mesmo tempo, o corpo de Suruaika também aumenta, dominando o mundo de Kipu a um ritmo alarmante. Quando Kipu percebe que as dimensões de Suruaika estão a tornar-se um perigo para ambos, já é demasiado tarde.

Tudor Om é argumentista, realizador, produtor e animador. Licenciou-se pela Faculdade de Arte e Design de Cluj-Napoca. É cocriador da série TV de longa duração "Animated Planet Show", realizador e animador de diversos telediscos musicais, anúncios publicitários e trabalhos experimentais. Foi produtor executivo e argumentista de curtas-metragens como Sasha e The Best Customer.

Vlad Ilicevici, argumentista, realizador e produtor para o seu próprio estúdio de animação, com sede em Bucareste, é o fundador do workshop "Animation Worksheep", uma plataforma educacional dedicada à animação digital. Dos 200 ex-"worksheepers", mais de 100 trabalham atualmente como animadores ou em áreas relacionadas com a animação. Entre 2008 e 2018 foi diretor administrativo do Festival Internacional de Cinema de Animação Animest. Com a ajuda dos formadores, parceiros e colaboradores com quem tem trabalhado há mais de 15 anos, e com a ajuda dos worksheepers, Vlad Ilicevici quer criar uma comunidade sólida de animação na Roménia. Projetos: ANIMATION WORKSHEEP, iniciador; URBAN DELTA SCAPES, performance multimédia, coordenador. Atualmente escreve e canta contos de fadas Rock'n'Roll com o quarteto Orkid e está a trabalhar, juntamente com Radu, em mais duas curtas de animação, uma série de TV e muitos outros projetos de animação. Além disso, é professor associado na Faculdade de Cinema da UNATC.

Radu Pop é animador, artista visual e realizador. Acabou de concluir um doutoramento em Cinema e Média na UNATC, depois de uma licenciatura em Artes Gráficas pela UNArte e um mestrado em Cinema de Animação pela UNATC. Faz parte do projeto Animation Worksheep desde 2016 e, junto com Vlad Ilicevici, fundou o estúdio de animação Worksheep Studio. Realizou diversos workshops e cursos de animação digital, a maioria deles em parceria com a Animation Worksheep e o Festival Internacional de Cinema de Animação Animest. Prestou consultoria técnica aos alunos do programa de mestrado em Cinema de Animação da UNATC e participou, como consultor e técnico, em múltiplos projetos CINEtic que utilizaram o sistema de captura de movimento. Projetos: ANIMATION WORKSHEEP, formador e formador auxiliar, de 2016 ao presente, 7 edições; URBAN DELTA SCAPES, performance multimédia, coordenador de animação e músico, junho de 2019: Oficinas de animação para ANIM'EST, 2017-2018. Fora da animação, interessa-se muito pela música. É baterista da banda Orkid, na qual toca teclado e guitarra. Também é professor associado na Faculdade de Cinema da UNATC.

Vlad Ilicevici e Radu Pop trabalham em conjunto, tendo colaborado nos últimos 8 anos em todas as suas atividades profissionais: realização e produção de filmes de animação e animação comercial, atividades docentes (formadores e organizadores de Animation Worksheep, professores associados na Faculdade de Cinema da UNATC, departamento de animação), atividade musical (banda Orkid). Atualmente trabalham em diversos projetos de filmes de animação e, paralelamente, com Orkid em composições de bandas sonoras de filmes, música experimental e alternativa.

>> Mais informações sobre o festival 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,081,238