"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Gastronomia

“Março com Sabores do Mar” há 25 anos a celebrar a excelência da gastronomia em Esposende

No ano em que assinala o 25.º aniversário, o evento gastronómico “Março com Sabores do Mar” continua a reinventar-se, criando novos motivos de atratividade, com o duplo objetivo de combater a sazonalidade e promover a gastronomia com base no peixe e no marisco e os produtos locais.

1 Mar a 31 Mar 2024

Esposende
O Município de Esposende apresentou, no dia 27 de fevereiro, no Auditório Municipal, a edição de 2024, que decorrerá ao longo de todo o mês, sob o slogan “Sabores de prata que valem ouro”. Neste sentido, será editada uma edição comemorativa, a publicação “25 anos de Março com Sabores do Mar” e apresentada a exposição de rua “Sabores de Prata que Valem Ouro”. Como novidades surgem a exposição “O meu avental conta uma história do mar”, que envolve toda a comunidade, e a “Instalação”, desenvolvida no âmbito do voluntariado da Loja Social de Esposende, pelo “Clube de Costura - Linhas de Partilha”.

Para além do Coro Sénior de Esposende, que na sessão de apresentação do evento reinterpretou o tema de hip hop “Brisa de Mar”, um original dos “S 90”, também a APPACDM de Braga – Complexo de Esposende vai colaborar na elaboração da “Passadeira Cores do Mar”. Realce também para a campanha de sensibilização de combate ao desperdício alimentar na restauração “Leva-me contigo” e para o “Fórum da Gastronomia Atlântica”, com a participação de nomes como o Chefe Pedro Mendes, Chefe Álvaro Costa e Manuela Vaz Velho, entre outros.

Orientado para a promoção da alimentação atlântica, concretamente dos pratos de peixe e mariscos, o “Março com Sabores do Mar” associa também a doçaria e a panificação locais e outros produtos do ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos, que terão como montra a iniciativa “Páscoa EsLocal”. Como incentivo, as unidades aderentes ao “Março com Sabores do Mar” oferecem descontos de 10% no alojamento.

Esta edição conta com a adesão de 48 unidades de restauração do concelho, 14 dos quais participam no concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar, que vai já na 20.ª edição. Mantêm-se os concursos “Fish Chef” para a comunidade escolar e “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende, sendo retomado o Concurso “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”.

Tal como na edição anterior, o evento, que volta a ter uma forte componente digital, extravasa o mês de março, tendo-se iniciado em fevereiro com a campanha “Lampreia & Companhia”, finalizando somente em abril, com a iniciativa “Esposende, o robalo está aqui”, reforçando, assim, a marca “Março com Sabores do Mar”.

A cozinha viajante “Street Fish Food” regressa às escolas e as “Receitas a Olho” recuperam, mais uma vez, as receitas de mães e avós, estando garantida também mais uma edição da iniciativa “Salvar o Planeta à Mesa”. Lúdica, mas também educativa, pretende ser a ação “Desgrace na Cozinha”, uma sátira ao programa televisivo “Inferno na cozinha”.

Tal como em edições anteriores, a componente formativa mantém-se, privilegiando a capacitação dos profissionais do setor, nomeadamente gestores e demais colaboradores das unidades de restauração locais.

Ao nível da animação, está prevista a realização da ExpoAlfa, a concentração de viaturas da Alfa Romeo, e a noite de fados tradicionais “A Tradição está viva!”.

“Março com Sabores do Mar não é só gastronomia, é uma âncora na estratégia do Município para promover e dinamizar o turismo, amenizando o efeito da sazonalidade, conferindo sustentabilidade à atividade turística”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, notando que 25 anos conferem ao evento “uma marca de relevo no panorama gastronómico nacional”.

Benjamim Pereira frisou que o sucesso da iniciativa se deve ao esforço e envolvimento de muita gente, ao longo de 25 anos, mas sobretudo aos empresários da restauração, principais parceiros do Município neste evento, ao qual se associam também as pastelarias (este ano 26) e os produtores locais, especialmente de vinhos, cerveja artesanal e licores, assim como os hortícolas da Cooperativa Agrícola de Esposende e os peixes e mariscos da Associação de Pescadores.

Neste contexto, deixou uma palavra de reconhecimento e agradecimento também a todos os envolvidos no setor do turismo, entre os quais a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), pelo contributo para o crescimento do setor turístico, impulso com reflexos também no concelho de Esposende com mais turistas, mais dormidas e menos sazonalidade, território que, além da gastronomia de excelência, tem para oferecer um alargado conjunto de experiências em diferentes domínios. Felicitou, a propósito, o recém-empossado Presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, pela recente reeleição, por unanimidade, e saudou o “extraordinário trabalho que desenvolveu em prol do turismo do Norte”, enaltecendo a sua liderança, energia e dedicação.

Sublinhando a “excelente adesão” dos restaurantes a esta edição e em jeito de convite, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “durante o mês de março a cozinha de Esposende saberá ainda mais a mar”, a que se juntam “bons vinhos, doces únicos e belas paisagens, simpatia e saber receber”.

O Presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, expressou palavras de reconhecimento e de incentivo ao Município de Esposende, pelo trabalho que vem desenvolvendo no plano turístico, contribuindo para o crescimento do setor que, em 2023, “bateu todos os recordes”.

“No seio dos 86 municípios da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Esposende vai assumindo com discrição, ano após ano, um papel muito relevante no turismo da região”, afirmou Luís Pedro Martins. “Esposende anda na linha da frente em produtos turísticos”, referiu, citando, a título exemplificativo, a gastronomia, as atividades e desportos náuticos, o turismo equestre e também os Caminhos de Santiago, concretamente o Caminho Português da Costa. O líder da Entidade Regional de Turismo do Norte apontou a oferta do território concelhio como uma valia e fator preponderante para cativar turistas e visitantes e, neste contexto, aludiu aos números que catapultaram o norte em termos turísticos: 7 milhões de hóspedes, 13 milhões e 300 mil dormidas, que se cifraram em mil milhões de euros e num crescimento de 48%. Números que resultam da qualidade do serviço, que se reflete na fidelização e recomendação dos turistas/clientes, fulcrais para manter a linha de crescimento, frisou.

Luís Pedro Martins concluiu a sua intervenção, expressando disponibilidade para continuar a apoiar o Município na sua missão de promoção e elevação do território concelhio.

Na qualidade de líder do júri do concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar”, o enólogo José Silva felicitou o Município “pela coragem por manter e ampliar esta iniciativa”, envolvendo toda a comunidade em torno deste evento gastronómico. Realçou a evolução positiva do concurso ao nível da criatividade e inovação dos restaurantes, ao longo dos anos, e sublinhou a importância do uso de produtos de excelente qualidade, tanto dos peixes e mariscos, como dos legumes e hortícolas do concelho. A terminar, José Silva lançou o repto aos restaurantes para que aceitem o desafio de participar no concurso gastronómico, submetendo-se à “crítica positiva” do júri.

António Catarino, jornalista do programa “TSF à mesa” e membro do júri deste concurso gastronómico, realçou a importância do “Março com Sabores do Mar”, no contexto da promoção da gastronomia local e do turismo. Referiu a situação privilegiada de Esposende como determinante para se destacar hoje como um destino gastronómico. Ao completarem-se 25 anos deste evento, o crítico gastronómico saudou o Município por “continuar a colocar estes sabores do mar em destaque”, dando enfoque à riqueza gastronómica portuguesa.

A apresentação da programação esteve a cargo do coordenador do Serviço de Turismo do Município de Esposende, José Costa.

Toda a informação do “Março com Sabores do Mar” disponível em: msm.visitesposende.com.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,278,635