"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Uma Ideia de Futuro

Numa noite com muitas surpresas, que começa com um videomapping composto por fotografias de Alfredo Cunha e música de Rodrigo Leão, e termina com um espetáculo piromusical, recupera-se a memória da Revolução dos Cravos e projetando uma ideia de futuro, para que os próximos cinquenta anos sejam, também, motivo de celebração e orgulho.

© EGEAC/José Frade

24 Abr 2024  |  22h00

Praça do Comércio
Lisboa
Preço
Entrada livre

Há 50 anos, a ideia de futuro dos jovens capitães do Movimento das Forças Armadas (MFA) centrava-se nos 3Ds – Descolonizar, Democratizar e Desenvolver. Essa ideia fez o seu caminho e tornou-se realidade; descolonizámos, democratizámos e desenvolvemos. Vivemos hoje num país livre, mais justo e mais desenvolvido. Mas como chegámos aqui? Seis estórias, contadas por seis jovens atores, traçam um retrato do Portugal de hoje, mostram-nos o caminho percorrido e servem de interlúdio, e de contexto, a outros tantos atos musicais.

Em palco, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Coro de Santo Amaro de Oeiras, o Coro da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e vários solistas, num total de cento e oitenta músicos, interpretam canções de José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Fernando Lopes Graça e Carlos Paredes. Simultaneamente, serão projetadas imagens que dão contexto às estórias e às canções. No final, juntam-se vários convidados para a apresentação de uma nova canção: Abril é Sempre Primavera, com letra de José Luís Peixoto e música de Luís Varatojo e Filipe Raposo.

Ficha técnica:
Conceção e Direção Artística: Luís Varatojo
Atores: Bárbara Godinho, Bárbara Meirelles, Beatriz Silva Sousa, Lourenço Rações, Ricardo Reis, Tadeu Faustino
Músicos: Cesário Costa (maestro), Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Coro de Santo Amaro de Oeiras (direção de Maria Repas e Carolina Gaspar), Coro da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa (direção de Filipa Palhares), Marina Pacheco (soprano), Mário João Alves (tenor), Gaspar Varela (guitarra portuguesa), Pedro Mourato (guitarras), Francisco Santos (baixo elétrico), Sertório Calado (bateria)
Orquestrações: Filipe Raposo, Lino Guerreiro, Pedro Moreira
Composição Original: José Luís Peixoto (letra), Filipe Raposo e Luís Varatojo (música)
Textos: Hugo Gonçalves
Vídeo: Help Images, Math is Good
Direção Técnica: Eduardo Cunha
Desenho de Palco e Iluminação: Leston Design
Desenho de Som: Nelson Carvalho
Apontamento Piromusical: Pirotecnia Oleirense & Ignitionconcept
Produção: EGEAC e Produtores Associados

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,464,896