"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

O Belo, a Sedução e a Partilha

Obras da Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão, no Museu Nacional de Arte Antiga

27 Mar a 19 Mai 2024

Museu Nacional de Arte Antiga
R. das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa

A Batalha entre Alexandre, o Grande, e o rei Poros no rio Hidaspes, de Nicolaes Pietersz Berchem

Nicolaes Pietersz Berchem, nascido em Harlem em 1621/1622, era filho de um pintor de naturezas-mortas, Pieter Claesz, com quem fez a sua formação mas cujo caminho não seguiu. No início da carreira praticou com sucesso a cena de género e ajudou a consagrar o gosto pela bambocciata. Dedicou-se à paisagem pastoril de inspiração italiana, foi autor de vistas de portos e de paisagens, com figuras elegantes em ambientes de arquiteturas fantasiadas. Realizou, também, pinturas de caça, de cavalos e de batalhas.

Esta obra descreve a batalha que se feriu junto ao rio Hidaspes, entre Alexandre, o Grande, e o rei Poros. Única na sua produção e de toda a pintura holandesa, revela o fascínio que Alexandre nunca deixou de exercer, tornado ainda mais atrativo pelo referente da cultura clássica e pelos ambientes exóticos evocados pelas campanhas alexandrinas da Índia.

Não se conhecendo a proveniência original – a primeira menção documental é de 1766 –, o tema e a dimensão e o estilo heróico sugerem tratar-se de uma encomenda de Guilherme III, príncipe de Orange, renomeado em 1672 governador dos Países Baixos. As suas vitórias contra os exércitos de França e de Inglaterra faziam dele, aos olhos dos contemporâneos, um novo Alexandre, digno de ser celebrado por um dos mais proeminentes artistas holandeses do último quartel do século XVII.

 

Legenda da imagem
Nicolaes Pietersz Berchem

(Harlem, 1621/1622 – Amesterdão, 1683)
A Batalha entre Alexandre, o Grande, e o rei Poros no rio Hidaspes
Assinado no canto inferior direito: «N. Berchem»

c. 1670-1675
Óleo sobre tela
111 × 154 cm
Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão
(foto © Jorge Simão)

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,574,963