"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição "Je t’autorise a être moi, je m’autorise a être toi"

Conhecida internacionalmente pela sua abordagem provocadora e ousada, ORLAN [uma das mais destacadas artistas francesas] vai apresentar, pela primeira vez em Portugal, um conjunto de obras inseridas na série FEMMAGE, onde a artista cria “auto-hibridações” como uma homenagem a mulheres da história que admira por terem defendido as causas que apoia na sua vida e no seu trabalho.

18 Mai a 2 Jun 2024

Galeria do CPS no Centro Cultural de Belém
Praça do Império
Preço
Entrada livre
Intitulada “Je t’autorise a être moi, je m’autorise a être toi”, esta série apresenta uma nova abordagem de ORLAN, que explora a hibridização da sua própria imagem com a de figuras femininas históricas. A exposição vai estar patente de 18 de maio a 2 de junho na Galeria do Centro Português de Serigrafia (CPS) no Centro Cultural de Belém.

Nesta mostra imperdível, ORLAN inspira-se em mulheres pioneiras que abriram caminho para outras mulheres, assumindo riscos que punham em causa a própria vida, como Rosa Parks ou Marie Curie. Este gesto de hibridação permite-lhe, em toda a sororidade, criar um encontro entre mulheres que transcende as barreiras do tempo, espaço, artes e géneros.

“Je t’autorise a être moi, je m’autorise a être toi” integra obras inspiradas em figuras históricas como a Imperatriz Eugénie, Simone Veil, Ada Lovelace, Tina Modotti, e outras personalidades marcantes selecionadas por ORLAN.

Esta exposição promete ser uma experiência única e impactante, convidando o público a refletir sobre questões de identidade, feminismo e história através da lente desafiante e inovadora de ORLAN.

“Permito-me assemelhar-me a ela, permito que ela se assemelhe a mim. Encontramo-nos apesar das brumas do tempo que nos separam. Uma marca de mim na memória dos outros”, expressa a artista sobre o conceito desta exposição.

Com esta mostra, o CPS apresenta um grande nome da arte contemporânea, integrando nas suas edições uma artista reconhecida pela sua notoriedade na fotografia, performance e body art.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,240,821