Exposições
Exposição "Je t’autorise a être moi, je m’autorise a être toi"
Conhecida internacionalmente pela sua abordagem provocadora e ousada, ORLAN [uma das mais destacadas artistas francesas] vai apresentar, pela primeira vez em Portugal, um conjunto de obras inseridas na série FEMMAGE, onde a artista cria “auto-hibridações” como uma homenagem a mulheres da história que admira por terem defendido as causas que apoia na sua vida e no seu trabalho.
18 Mai a 2 Jun 2024
Nesta mostra imperdível, ORLAN inspira-se em mulheres pioneiras que abriram caminho para outras mulheres, assumindo riscos que punham em causa a própria vida, como Rosa Parks ou Marie Curie. Este gesto de hibridação permite-lhe, em toda a sororidade, criar um encontro entre mulheres que transcende as barreiras do tempo, espaço, artes e géneros.
“Je t’autorise a être moi, je m’autorise a être toi” integra obras inspiradas em figuras históricas como a Imperatriz Eugénie, Simone Veil, Ada Lovelace, Tina Modotti, e outras personalidades marcantes selecionadas por ORLAN.
Esta exposição promete ser uma experiência única e impactante, convidando o público a refletir sobre questões de identidade, feminismo e história através da lente desafiante e inovadora de ORLAN.
“Permito-me assemelhar-me a ela, permito que ela se assemelhe a mim. Encontramo-nos apesar das brumas do tempo que nos separam. Uma marca de mim na memória dos outros”, expressa a artista sobre o conceito desta exposição.
Com esta mostra, o CPS apresenta um grande nome da arte contemporânea, integrando nas suas edições uma artista reconhecida pela sua notoriedade na fotografia, performance e body art.