"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Gestos que Lembram Abril

Programa “Arte pela Democracia”.

11 Jun 2024  |  18h30

Teatro Garcia de Resende
Praça Joaquim António de Aguiar, 7000 Évora
Preço
Entrada livre
A democracia, uma conquista com apenas 50 anos, tem demonstrado muitos sinais de fragilidade em Portugal e no mundo, expressos no crescimento da narrativa de extrema-direita, numa descrença política generalizada e nas crises, até agora sem resolução, como a da habitação ou a da desigualdade social.

'Gestos Que Lembram Abril' é um projeto educativo não-formal que propõe a construção de uma memória histórica coletiva, apresentando a linha cronológica que levou à Revolução do 25 de Abril e à implementação da Democracia. O projeto promove o conhecimento de músicas de resistência ao Estado Novo em formato de concertos, gerando uma oportunidade de refletir sobre os acontecimentos sócio-políticos que levaram à escrita das canções. Das 10 canções trazidas, bastiões dos ideais revolucionários, foram votadas 5 de forma democrática e representativa, para serem aprendidas e interpretadas pelo grupo de coro, guiado por um maestro de soundpainting.

O projeto integra jovens ouvintes e surdos, sendo acompanhado pela equipa de intérpretes de Língua Gestual da escola, ensinando todas as pessoas participantes a interpretar várias frases das canções e da narração. Lança-se então o desafio de abraçar diferentes formas de comunicar: a música, o canto, a língua gestual e o soundpainting.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,304,590