"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro "SAFIM"

Primeiro volume da Coleção Arquivos da Cidade, editada pela Caleidoscópio, SAFIM é coordenado por João Rocha e Filipe Themudo Barata. Esta coleção é constituída por um conjunto de monografias dedicadas a várias cidades localizadas em três continentes, focando as vivências históricas e contemporâneas que se estabelecem em torno do património construído de influência portuguesa. Fernando António Baptista Pereira apresenta a obra.

17 Jun 2024  |  17h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Safim constitui o primeiro volume da coleção Arquivos de Cidades (Ar.C), uma coleção constituída por um conjunto de monografias dedicadas a oito cidades localizadas em três diferentes continentes, editada pela Caleidoscópio.

Como projeto científico e editorial, Ar.C foca as vivencias históricas e contemporâneas que se estabelecem em torno do património construído de influência portuguesa nesses lugares. Pretende divulgar o conhecimento sobre esses territórios através do cruzamento de textos de diversos autores, através de elementos gráficos, através de pesquisa realizada em vários arquivos e do uso da fotografia como instrumento capaz de captar uma memória histórica e um quotidiano que se pretende descodificar.

Ar.C descreve cidades transformadas, por vezes musealizadas, com monumentos em ruína, com espaços de migrações e de êxodos rurais, metamorfoses de lugares percorridos por viajantes, fotógrafos, geógrafos, colocando a temporalidade do historiador em diálogo com a (in)temporalidade da arquitetura. Cidades onde se exprimiram desejos de impérios e de colonizadores em forma de arquitetura, e nas múltiplas condições de influência e de necessária sobrevivência. Arquivos e Cidades, são assim dois termos que se inter-relacionam no palco da "pós-memória" de oito cidades, no mapeamento de memórias individuais e coletivas que se ambiciona possibilitador de produzir um renovado contexto de olhar num presente em mutação.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,243,895