"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Circumetric

A Galeria Santa Maria Maior promove, entre 5 a 28 de junho, a exposição de Pedro Besugo, Circumetric.

5 Set a 28 Set 2024

Galeria Santa Maria Maior
R. da Madalena 147, 1100-006 Lisboa
Preço
Entrada livre
A Galeria Santa Maria Maior recebe entre 5 e 28 de setembro, a exposição Circumetric, de Pedro Besugo. As suas pinturas com várias camadas são um registo justaposto de memórias de viagem, mapas, linhas de rede, coordenadas, pontos de referência da cidade, arquitetura e espaços de trânsito. A sua técnica mistura uma teia de desenho abstrato, pintura, colagem e tinta.

Da criação de espaços construídos até a organização de cidades, no contexto urbano, a forma circular teve um papel nas cidades, defendidas por muralhas e organizadas em malhas ortogonais.

As séries apresentadas exploram de forma abstrata a centralidade do desenho da circunferência com base na arquitetura e no planeamento urbano, destacando as suas aplicações estruturais e geométricas. A circunferência, como forma fundamental, é representada em múltiplas dimensões e repetições.

A exposição aborda os jogos geométricos e as camadas entre diferentes formas, destacando como a circunferência interage com outras figuras geométricas para criar padrões visualmente ritmados. A sobreposição de círculos, a combinação com formas poligonais e a transição entre curvas e linhas retas são exploradas para revelar a possibilidades formais e estruturais.

A circunferência como elemento central desafia perceções espaciais, criando composições que geram transparência e profundidade, enquanto a combinação com polígonos traz uma tensão equilibrada entre o orgânico e o angular.

A transição entre curvas e linhas retas exemplifica a fluidez e a rigidez coexistindo, refletindo a dualidade presente na natureza e na construção humana. Esta abordagem permite uma exploração contínua de padrões visuais.

Biografia Artística:

Pedro Besugo, nascido em Setúbal, 1971, vive e trabalha em Lisboa, Portugal. Em 1986, Besugo iniciou os seus estudos, na Escola Secundária Artística António Arroio. Estudou Pintura e Fotografia na A.R.C.O. E em 2001 obteve a Licenciatura – Escultura, FBAL; seguido de um Mestrado em Ensino das Artes Visuais pela Universidade Lusófona de Lisboa em 2011.

Em 2010 expõe na Arton Art Gallery, The Museum of Kyoto, e na Eye of Gyre Gallery, em Tóquio. Representado em coleções privadas e públicas, incluindo: Brooklyn Art Library, NYC, USA; Fundação Oriente, Macau, China; Western Union Filipinas Art Collection Ásia Pacifico, nas Embaixadas da Coreia, Taiwan, Japão e Macau; Embaixada de Portugal ,Tóquio, Japão; Banco Privado Atlântico, Lisboa, Portugal; Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lisboa, Portugal; Museu do Trabalho Michel Giacometti, Setúbal, Portugal; Valormed, Lisboa, Portugal; Pfizer, Anderlecht, Bélgica; Garrigues, Lisboa, Portugal; e Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, Portugal.

Horário: segunda-feira a sábado, 15h-20h
Inauguração: 5 de setembro (quinta-feira), 18h00
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Passos na Floresta"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Passos na Floresta" de Carlos J. Pessoa, a ser apresentado pelo Teatro da Garagem nos dias 13 e 14 de setembro, no Teatro Garcia de Resende em Évora, às 21h30.

Visitas
96,348,416