"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Deambulações no tempo pela enseada amena"

A Fundação Cidade de Lisboa convida a participar no ciclo de conferências “Poentes Olisiponenses - Lisboa Vista pelo Óculo de Viandantes”. Nesta sessão, o tema será “Deambulações no Tempo pela Enseada Amena”, com a participação especial de Mário Avelar.

12 Mar 2025  |  18h00

Fundação Cidade de Lisboa
Campo Grande 380, 1700-097 Lisboa
Preço
Entrada livre

Tomando como ponto de partida o romance de Teolinda Gersão, A cidade de Ulisses, Mário Avelar propõe uma deambulação pela cena literária portuguesa tendo como centro a cidade de Lisboa, sustentada pela memória histórica e cultural, pela luz e pela atmosfera.

De Cesário Verde a Álvaro de Campos, passando pelos cronistas quinhentistas, e por pontos de vista exógenos, remotos, como o do geógrafo árabe Edrisi, ou contemporâneos, como o escritor Derek Walcott e os dos realizadores Alain Tanner e Wim Wenders, sinaliza instantes estéticos que iluminam a singularidade desta, como um dia lhe chamou Augusto Abelaira, enseada amena, onde, parafraseando Walt Whitman, “nasci, de pais igualmente aqui nascidos, de pais aqui nascidos, e onde também os meus filhos nasceram”.

Entrada livre, mediante inscrição aqui.

Agenda
Festivais

ARCA 2025

OSSO - Associação Cultural 17 Jul a 27 Jul 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,794,066