Teatro
Se não és lésbica, como é que te chamas?
Três lésbicas entram num bar. Não se chamam lésbicas, como podem imaginar. Serem ou não mulheres é uma questão que se coloca.

23 Abr a 4 Mai 2025
Entram num bar, lésbico. Querem beijar quem lá anda, mas uma não gosta de lá estar: não gosta de guetos, não acredita em rótulos. Uma vez teve um ataque alérgico com uns enlatados porque não acredita em rótulos. Para que são precisas essas palavras todas? Ela gosta de mulheres e pronto. As outras passam a explicar. Partindo da frase «Se não és lésbica, como te chamas?» (título de um artigo publicado na 1.ª edição da revista Lilás, em 1993), este espetáculo lança-se por uma investigação sobre essas tão mal-afamadas palavras que ao longo do tempo foram descrevendo ou prescrevendo o que eram certas pessoas, comunidades e práticas. Faz uma viagem pela literatura lésbica para traçar uma história: das palavras e da falta delas Lésbicas ou não, todas somos algo – muitas coisas, até. Algumas das quais temos orgulho, outras, vergonha, outras nem pensamos muito sobre ser ou não ser. Há espécies em vias de extinção, no meio disto tudo? Podemos ser de onde somos se não soubermos a história do nosso país? E se não soubermos a história das nossas lésbicas?
Ficha Técnica
Texto e encenação Alice Azevedo
Assistência de encenação Pedro Baptista
Elenco Alice Azevedo, Cristina Carvalhal, Isaac Veloso, Teresa Coutinho
Cenografia Daniela Cardante
Construção de cenografia FPSolutions
Desenho de luz Manuel Abrantes
Figurinos Inês Dias
Desenho e operação de som Isaac Veloso
Produção executiva Beatriz Cuba
Gestão administrativa e financeira Ana Pereira
Coprodução Causas Comuns, Teatro do Bairro Alto
Residência O Espaço do Tempo
Agradecimentos Frigoríficos Imperial, Livraria Aberta, Maria Gonzaga, Pedro Carinhas, SOLO Club Cascais
Fotografias Bruno Simão
A Causas Comuns é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes e é membro da Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal.
Imagem (c) Ana Viotti
Datas / horários
23 a 25 abril, 29, 30 abril e 2 maio de 2025
20:00
26 abril e 3 maio de 2025
19:00
27 abril 4 maio de 2025
17:00
Acessibilidade: Sessão de 4 de maio com interpretação em Língua Gestual Portuguesa