"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Teatro do Vão estreia "O Lago dos Cisnes"

Partindo do incontornável bailado de Tchaikovsky, Daniel Gorjão cria a sua versão de "O Lago dos Cisnes". Um espetáculo com texto de André Tecedeiro, que estreia no Centro Cultural de Belém a 28 de maio e segue depois em digressão pelo país.

© Duarte Amaral Netto

28 Mai a 30 Mai 2025

Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa

O Lago dos Cisnes, com direção artística de Daniel Gorjão e texto de André Tecedeiro, estreia no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 28 de maio. O espetáculo ficará em cena até 30 de maio, seguindo depois em digressão nacional por Ovar, Penafiel e Loulé.

O Lago dos Cisnes não pretende ser uma adaptação textual da reconhecida obra de Tchaikovsky, mas sim uma especulação sobre este bailado e sobre a forma como ele pode reverberar nos dias de hoje. Um espetáculo que se propõe a repensar a ideia de cânone, ao trazer para o teatro uma linguagem que é do bailado, ao mesmo tempo que reescreve uma ideia de belo, de gracioso e de cisne, levando para a cena todos os tipos de corpos. 

"O Teatro do Vão convidou André Tecedeiro para ramificar O Lago dos Cisnes, um dos bailados mais marcantes, com o objetivo de reescrever um conto clássico sob um ponto de vista contemporâneo e inclusivo", comenta Daniel Gorjão, responsável pela direção artística do espetáculo.

"Nesta ideia de estilhaçar o cânone, este O Lago dos Cisnes será um espetáculo que junta a herança do bailado a uma linguagem teatral, concretizada em intérpretes com corpos não normativos e/ou com deficiência. O espetáculo tem assim um triplo propósito: experimentar uma linguagem híbrida; rever os ideais de perfeição, através de um elenco com corpos não normativos; e questionar o mito associado ao bailado", acrescenta.

Com direção artística de Daniel Gorjão e texto original de André Tecedeiro, O Lago dos Cisnes é uma produção do Teatro do Vão, que conta com interpretação de Batata, Duarte Melo, Inês Cóias, Rita Carolina Silva e Zé Couteiro. Em cena no CCB de 28 a 30 de maio, às 20h, o espetáculo contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa no dia 29 de maio, quinta-feira. 

Depois da estreia em Lisboa, O Lago dos Cisnes será apresentado no Centro de Arte de Ovar, a 6 de junho, no Ponto C, em Penafiel, a 21 de junho, e no Cineteatro Louletano, em Loulé, a 5 de outubro.

Agenda
Festivais

KULTURfest Lisboa

Sede do Goethe-Institut em Lisboa, Igreja Evangélica Alemã, Teatro do Bairro Alto 21 Mai a 25 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,462,316