"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Paula Rego e Adriana Varejão - Entre os vossos dentes

Esta exposição junta duas artistas de diferentes gerações, revisitando o seu trabalho, cruzando os seus temas e revitalizando as suas leituras.

11 Abr a 22 Set 2025

Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM)
Rua Marquês de Fronteira 2, 1050-078 Lisboa

Entre os vossos dentes junta duas notáveis artistas: Paula Rego (Lisboa, 1935 – Londres, 2022) e Adriana Varejão (n. Rio de Janeiro, 1964). Reunindo cerca de oito dezenas de obras, a exposição pretende valorizar as linhas comuns de trabalho das artistas, onde a violência está presente, quer no campo político, quer na esfera privada.

O ponto de partida é a pintura A Primeira Missa no Brasil, de Paula Rego, uma obra realizada em 1993, raramente exibida, pertencente a uma coleção particular inglesa.

Nesta exposição são reinterpretadas as dinâmicas de poder de duas gerações, com especial incidência sobre a história das mulheres em geografias diferentes, abrindo um vasto arco temático de reflexão sobre o presente.

Esta exposição será acompanhada de uma publicação coeditada com a Lenz Press.

Curadoria

Adriana Varejão
Helena de Freitas
Victor Gorgulho

Nave | Centro de Arte Moderna Gulbenkian
De 11 de abril a 22 de setembro de 2025
Horário: 10h00 – 18h00 | sáb.: 10h00 – 21h00 (encerra à terça-feira)

8,00 € – 14,00 € (incluído no bilhete Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Exposições Temporárias do CAM e All-inclusive)
Descontos: 25% - Menores de 30 / 10% - Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
Gratuito - Menores de 30, sábados 18h00 - 21h00
50% - Menores de 30
15% - Maiores de 65

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,536,116