"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Foto Arte Ganesh: 40 anos de Goa em Imagens

Do colonialismo português às grandes transformações sociais e políticas que moldaram a Goa moderna, o fotógrafo Krishna Navelkar imortalizou este território e os seus habitantes ao longo de quase quarenta anos.

16 Mai a 12 Out 2025

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

Para apresentar Goa através do olhar sensível de Krishna Navelkar, o Museu do Oriente inaugura, a 15 de maio, a exposição temporária Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória, comissariada pela antropóloga Rosa Maria Perez.

A objetiva de Krishna Navelkar – “Ganesh” por adoção – deteve-se numa Goa complexa, revelando dinâmicas sociais, religiosas e políticas que enfatizam o poder da imagem como forma de resistência ao esquecimento, captando momentos fundamentais na constituição da Goa moderna – como o Opinion Poll, um referendo decisivo para a afirmação da autonomia e da identidade goesas.

Esta exposição resulta do restauro e conservação do acervo de Krishna Navelkar, empreendidos pela Fundação Oriente desde 2006, ano em que adquiriu o acervo, e da investigação de Rosa Maria Perez, académica de referência no estudo da sociedade indiana e comissária da exposição.

Foto Arte Ganesh integra uma diversidade de suportes que permitem aos visitantes compreender as forças e tensões que moldaram Goa ao longo de décadas, com ampliações fotográficas, projeções, a recriação de um altar hindu, excertos de entrevistas e filmes de arquivo, sons de rádio da época e imagens contemporâneas recolhidas pela comissária. Nos dias 16 de maio, às 18h, e 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 10h30 e às 15h30, terão lugar visitas orientadas à exposição, conduzidas por Douglas Santos da Silva, assistente de comissariado e bolseiro da Fundação Oriente.

Patente no Museu do Oriente a partir de 16 de maio, a exposição Foto Arte Ganesh é um testemunho vibrante da memória e identidade de Goa e dos seus habitantes.

Local: Galeria Sul – Piso 0
Horário: 10h às 18h
Sextas, 10h às 20h
Nota: Bilhete dá acesso a todas as exposições patentes
Preço: 10€ (descontos em vigor)

Visitas orientadas à exposição com Douglas Santos
16 maio
Horário: 18h
Preço: 6€
18 maio (Dia Internacional dos Museus)
Horário: 10h30 e 15h30
Entrada livre

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Visitas
107,415,144