TUDO O QUE IMAGINAMOS COMO LUZ, de Payal Kapadia, 24 de Agosto (domingo), no Adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe.
24 Ago 2025 | 21h30
Adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo
Lemenhe
Preço
Entrada livre
sinopse: Três mulheres a viver em Bombaim: Prabha, enfermeira-chefe de um grande hospital, recebe em casa uma panela eléctrica que parece ter sido enviada pelo marido, emigrado na Alemanha, de quem há muito não tinha notícias; Anu, colega de trabalho e de quarto de Prabha, não aceita a ideia de um casamento arranjado e está apaixonada por Shiaz, um jovem muçulmano, com quem anseia encontrar-se a sós; já Parvaty, cozinheira no mesmo hospital, enfrenta a possibilidade de perder a casa onde vive e decide regressar à pequena cidade onde nasceu. Através do dia-a-dia de cada uma delas, o espectador assiste à luta das classes trabalhadoras (especialmente mulheres) na maior cidade da Índia, onde a vida é difícil e o progresso choca muitas vezes com a tradição. Primeiro filme indiano a receber o Grande Prémio em Cannes (e o primeiro em 30 anos a competir pela pela Palma de Ouro), um drama com assinatura da indiana Payal Kapadia, que aqui se estreia na realização em longa-metragem de ficção, depois do documentário “Noite Incerta” – que, em 2021, lhe valeu o Prémio Oeil d’Or na Quinzena dos Realizadores, em Cannes.
O projeto "Cinema Paraíso Comunidades", que decorrerá nos Verões de 2025 a 2027, envolve a participação de comunidades migrantes, numa iniciativa protagonizada pelo Cineclube de Joane, no âmbito do programa “Há Cultura 2024-2027” do Município de Famalicão. Ir ao encontro das comunidades migrantes e aquelas que as acolhem, através da linguagem universal do cinema, é um dos propósitos deste projeto comunitário que principiou no início de junho. Entre 2025 e 2027, serão realizadas três sessões de cinema ao ar livre, com discussão e curadoria prévia desenvolvida em parceria com três comunidades migrantes e etnias minoritárias do concelho de Famalicão.
A primeira edição da iniciativa, em 2025, envolveu uma comunidade oriunda da Índia, residente na freguesia de Lemenhe, e culminará com uma exibição pública, no dia 24 de Agosto, no Adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo, pelas 21h30, com entrada livre, num convite aberto a toda a população.
De referir que as próximas edições vão contar com a participação da comunidade de etnia cigana, em 2026, e da comunidade ucraniana, em 2027.
"Cinema Paraíso Comunidades” é promovido pelo Município de Famalicão no âmbito do programa “Há Cultura 2024-2027”, em parceria com o Cineclube de Joane e em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira, com cofinanciamento da União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030 e com o envolvimento de vários parceiros locais: Comissão Social Inter-Freguesias da Área Urbana de Vila Nova de Famalicão; União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei; Associação Social, Recreativa e Cultural Cigana de Famalicão; e AIM - Associação de Integração Multicultural.