Exposições
Maria Barroso "Uma Mulher de Causas" em exposição na Moita
Mostra assinala os 100 anos do nascimento da antiga Primeira-dama e estará patente até ao próximo dia 24 de maio.

7 Mai a 24 Mai 2025
Foi inaugurada dia 7 de maio, a exposição que assinala os 100 anos do nascimento de Maria Barroso. “Uma mulher de Causas” é o título da mostra, constituída por 25 imagens sobre a vida de Maria Barroso, algumas delas inéditas, pela lente do fotojornalista Marques Valentim.
Presentes na abertura desta exposição estiveram os dois filhos da antiga Primeira-dama, Isabel e João Soares que falaram sobre o papel de Maria Barroso como mãe, mas também como ativista política e uma das maiores figuras da cultura portuguesa.
Patente na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, até ao próximo dia 24 de maio, esta mostra tem o apoio da Câmara Municipal da Moita e da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
Vida dedicada às causas humanas e sociais
Mulher de grandes causas, Maria de Jesus Simões Barroso Soares nasceu em Olhão, no dia 2 de maio de 1925. Atriz, professora, ativista política, foi a única mulher fundadora do Partido Socialista, em 1973, na Alemanha. Esposa de Mário Soares, 17º Presidente da República Portuguesa foi primeira-dama de Portugal entre 1986 e 1996. Mãe de dois filhos, João e Isabel Soares dedicou, desde muito jovem, a vida à luta pela Liberdade, Justiça, Solidariedade e pelo Amor. Adorava declamar poesia revolucionária, o que a levou a ser interrogada várias vezes pela PIDE, mas nunca desistiu.
Após o 25 de Abril de 1974, o fotojornalista Marques Valentim começa a acompanhar, os vários momentos da vida de Maria Barroso, o que o fez durante muitos anos. “Lutadora, humanista, cheia de garra, ela era uma grande mulher da cultura e sobretudo de causas e é assim que me recordo dela. Vários destes momentos da sua vida, nunca foram exibidos publicamente o que torna esta exposição inédita. Com ela presto também, como cidadão, a minha modesta homenagem. Maria Barroso foi, de facto, uma enorme mulher de causas”, sublinha o fotojornalista.