Teatro
Nos Mares do Fim do Mundo
Bernardo Santareno, médico de profissão, foi no início de carreira médico de campanha a bordo de dois navios bacalhoeiros bem como no navio-hospital Gil Eannes, na Terra Nova e Gronelândia, em que assistiu os pescadores dos barcos de pesca à linha.
13 Mar a 22 Mar 2026
Na encenação, pretendemos recriar o ambiente marítimo, o companheirismo e a solidão em mar alto, mas também o contexto e presença das mulheres, a solidão em terra e a sua sobrevivência.
"Nos Mares do Fim do Mundo", de Bernardo Santareno, relata a vida a bordo daqueles homens naquelas águas onde o dia nunca acaba e o sol brilha no meio da noite. "O Lugre", uma obra dramática que mostra também, com imagens e acções, as agruras dos pescadores dos bacalhoeiros em meados do século passado.
“Nos Mares do Fim do Mundo” surge de um aprofundamento de uma performance do Teatro Estúdio Fontenova realizada em 2020. O TEF, com atividade em Setúbal, terra marcada pela forte relação ao mar e à vida piscatória, relaciona-se indubitavelmente às histórias que Santareno aborda. E embora desta terra não tenham saído tantos homens para a pesca do bacalhau como de outras terras, a verdade é que as vidas se entre-cruzam, e muitos foram aqueles que vindos da Nazaré, ou da Fuseta, cá vieram parar e continuar as suas vidas.
O TEF continua o seu trabalho de relação com a história e antropologia do país, no levantamento de situações de vida que caracterizaram a sobrevivência do povo. No seguimento de trabalhos como “Qual Estado Nação?”, ou “A Casa de Emília” abordamos aqui, uma vez mais, a proximidade a vivências comuns, no seio de famílias ou relações próximas. As histórias que Bernardo Santareno partilha são aquelas que poderiam ser de muitos dos nossos pais, avós ou bisavós, da dureza de vida de um Portugal cuja população, na sua maioria, vivia na miséria. Fazemos aqui a devida e continuada homenagem ao autor, e a todos os que sacrificaram a sua vida no mar por uma vida melhor.
No elenco, convocamos dois atores fora da estrutura do TEF, que pela primeira vez colaboram com a companhia. Desta forma, abrimos não só a oportunidade a novos actores para integrarem processos de trabalho, como também incluímos novos cruzamentos, experiências e troca de saberes.
FichaTécnica e Artística
Texto: de Bernardo Santareno a partir de “Os Mares do Fim do Mundo” e “O Lugre” | Encenação e Espaço Cénico: José Maria Dias | Dramaturgia: José Maria Dias, Leonardo Silva e Patrícia Paixão | Espetáculo criado a partir da adaptação e co-criação da performance em 2020: José Maria Dias e Leonardo Silva | Interpretação: Celso Pedro, Gonçalo Poeiras, Graziela Dias, Patrícia Paixão e Sara Túbio Costa | Música Original: João M. Mota | Figurinos: Criação Coletiva | Videoplastia: Ivan Castro e Leonardo Silva | Sonoplastia: Emídio Buchinho | Desenho de Luz: Ivan Castro e José Maria Dias | Design, Apoio à Comunicação e Produção: Ana Lúcia Rodrigues | Operação Técnica: Ivan Castro | Execução de Cenografia: Ana Rodrigues e Ivan Castro | Apoio à execução de guarda-roupa: Gertrudes Félix | Fotografia: Helena Tomás | Criação teaser e trailer: Bere Cruz | Captação de Imagem: Bere Cruz, Inês Monteiro Pires e Sandro Pereira | Produção: Teatro Estúdio Fontenova | Agradecimentos: Museu Marítimo de Ílhavo e Zé Nova
Apoio à comunicação: Antena 2, Semmais, Setúbal Mais, Som da Baixa e XetúbalSite
Apoios: União das Freguesias de Setúbal
O Teatro Estúdio Fontenova é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Setúbal e associada d’A Descampado e da Performart.
>> Bilhetes

