Exposições
Universos íntimos e ficções de Fernando Marques Penteado em exposição em Lisboa
Uma exposição com cerca de 50 obras do artista brasileiro Fernando Marques Penteado, a maior realizada em Portugal, reunindo constelações de objetos que evocam narrativas ficcionais e biográficas, patente ao público na Culturgest, em Lisboa.

10 Mai a 28 Set 2025
“Fernando Marques Penteado. Rascunhos Teimosos – Ficções Ardentes” é o título desta mostra com curadoria de Bruno Marchand, que poderá ser visitada até 28 de setembro.
Nas obras, o artista combina materiais diversos, como peças recolhidas da rua, achados de segunda mão, imagens agrupadas e organizadas, bem como desenhos, esculturas e pinturas originais, criando uma experiência tridimensional imersiva, segundo o texto da Culturgest.
A prática artística de Fernando Marques Penteado, de 70 anos, nascido no Brasil e descendente de portugueses, atualmente a viver em Bruxelas, é marcada pelo uso do bordado e de técnicas têxteis tradicionais.
"A sua agulha tem passado" pela cultura popular, pelo ‘kitsch’, o homoerotismo, a sexualidade, a violência, questões de género e o estado das relações sociais atuais, aponta o curador.
Segundo Bruno Marchand, este enfoque “confere à sua produção um potencial crítico que desafia normas sobre género, intimidade, homoerotismo e violência, abrindo espaço à subjetividade de quem observa”.
As obras de Penteado “assemelham-se a guiões expandidos, tridimensionais, onde cada elemento contribui para o desvelar de uma narrativa caleidoscópica que depende e acolhe a subjetividade daquele que vê”, aponta ainda o curador e também programador de artes visuais da Culturgest.
Sobre a própria prática artística, Fernando Marques Penteado, citado no comunicado, diz que tem tido “a honra de coletar, juntar e reapresentar materiais que [pôde] salvar do descanso em que viviam: velhos, escondidos, sujos nas calçadas dos mercados".
"Com esse gesto, revigoro-os, ativo o lembrar de suas intrínsecas nobrezas, muito disso através de seus remendos ´originais´, impecáveis, astutos – elaborados por uma geração de gente que compreendia muito, muito, muito bem o círculo ecológico virtuoso inscrito na construção de uma simples peça de tecido”, assinala.
Nascido em São Paulo em 1955, Fernando Marques Penteado tem formação em ciências sociais e artes visuais, detém um mestrado em Artes Visuais/Têxteis no Goldsmiths College, em Londres, uma pós-graduação em Educação no Institut für Waldorf Pädagögic, Witten-Annen, na Alemanha.
O artista expôs recentemente em Lisboa, na feira Drawing Room, e no Porto - "Decalcomania, Cartões Postais e Souvenires”, na galeria Lehmann + Silva..