"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Goa em Foco: Vozes e Visões de um Território em Transformação

Se a fotografia fixa o instante como vestígio de memória, o documentário atua como expressão artística do tempo, que interroga o passado, regista o presente e antecipa os silêncios do futuro.

I am Nothing, Vamona Navelcar [2025], de Ronak Kamat

20 Jun a 10 Out 2025

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
Entrada livre

A 20 de junho, o Museu do Oriente dá início a Goa em Foco: Vozes e Visões Documentais, ciclo de cinema  que revela a diversidade cultural, social e histórica de Goa.

Centrado na produção de realizadores e produtores goeses, este ciclo de documentários viaja pelas memórias históricas mas também pelo pulsar contemporâneo do território, capturando o quotidiano, o sentido de pertença e as profundas transformações que marcaram Goa nas últimas décadas.

Até 10 de outubro e ao longo de sete sessões, Goa em Foco convida o público a reenquadrar Goa como sujeito ativo e criador de linguagens visuais singulares que cruzam identidade, pertença, resistência, vivência e arte. A par da exibição de filmes, terão lugar debates com cineastas e especialistas, afirmando o papel do documentário na resistência ao esquecimento e na valorização das identidades plurais que definem Goa.

Goa em Foco insere-se na programação paralela da exposição Foto Arte Ganesh: Goa, Fotografia e Memória, patente no Museu do Oriente até 12 outubro e comissariada por Rosa Maria Perez.

PROGRAMA:

  • 20 de junho | Enviado Especial [2018], de Nalini Elvino Sousa
Sessão com a presença da realizadora
  • 04 de julho | As Maçãs Azuis [2022], de Ricardo Leite
  • 11 de julho | A Dama de Chandor [1998], de Catarina Mourão
  • 05 de setembro | I am Nothing, Vamona Navelcar [2025], de Ronak Kamat
  • 12 de setembro | Saxtticho Koddo: O Celeiro de Salcete [2017], de Anjali Monteiro e K.P. Jayasankar
  • 3 de outubro | A Delicate Weave [2017], de Anjali Monteiro e K.P. Jayasan
  • 10 de outubro | Outra Goa [2024], de Rosa Maria Perez
Sessão com a presença da realizadora
 
Goa em Foco | Ciclo de Cinema Documental
Horário: 18.00
Público-alvo: M/12 anos | A Dama de Chandor, M/6 anos
Preço: Gratuito
Mediante levantamento do bilhete no próprio dia da sessão
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
108,466,203