Encontros
Lançamento do livro "Salvaguarda do Património Arqueológico Costeiro em Risco"
O Património Cultural, IP e o Riksantikvaren - instituição norueguesa congénere – apresentam o livro “Salvaguarda do Património Arqueológico Costeiro em Risco”, que reúne os trabalhos do workshop com o mesmo nome realizado no início deste ano em Lisboa.
24 Jun 2025 | 15h00
A obra será lançada na próxima terça-feira, dia 24, às 15:00, no Centro Cultural Costeiro de Sesimbra.
O workshop, que decorreu a 19 de fevereiro último no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), resultou da parceria assumida entre as instituições responsáveis pela Salvaguarda do Património Cultural em Portugal e na Noruega, no âmbito de uma ação financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais do EEA Grants.
A partilha de experiências entre especialistas dos dois países traduziu-se numa importante síntese sobre o conhecimento científico relativo à Salvaguarda do Património Arqueológico Costeiro, entendido como um recurso ambiental, único, finito, facilmente destrutível e não renovável.
As comunicações proferidas foram reunidas num Livro de Atas, integrado na coleção “Trabalhos de Arqueologia” (nº58), que assim se disponibiliza à comunidade científica e público interessado. O lançamento terá lugar no Centro Cultural Costeiro de Sesimbra, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra. A obra será apresentada por Maria da Conceição Freitas, investigadora no Instituto Dom Luiz – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, especializada nas dinâmicas da linha de costa.
Sobre o Centro Cultural Costeiro de Sesimbra:
O Centro Cultural Costeiro, uma extensão do Museu Marítimo de Sesimbra, tem como principal objetivo salvaguardar o património cultural marítimo através da conservação, estudo, proteção e promoção social e cultural e, ao mesmo tempo, fomentar a troca de conhecimentos ligados ao mar, através da cooperação entre a comunidade sesimbrense e vários parceiros noruegueses, entre os quais o Museu Marítimo da Noruega e a Universidade Ártica da Noruega. Trata-se de um projeto promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, financiado com 750 mil euros pelo Programa Cultura dos EEA Grants. A 2 de junho último, o Centro Cultural Costeiro foi distinguido pela APOM com três prémios: Prémio Projeto Internacional, Prémio Parceria e Menção Honrosa Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural.
Sobre os EEA Grants:
Os EEA Grants constituem um mecanismo financeiro plurianual estabelecido pelo Acordo do Espaço Económico Europeu (EEE). Este acordo permite que a Islândia, a Noruega e o Liechtenstein acedam ao mercado único da União Europeia. Em contrapartida, estes países doadores comprometem-se a apoiar os Estados-Membros da UE com maiores desvios do PIB per capita face à média europeia.
O Programa Cultura dos EEA Grants foi operado pelo Património Cultural, IP em parceria com a Direção-Geral das Artes. Com um investimento de 11 milhões de euros, o Programa Cultura financiou 17 projetos em todo o território nacional, envolvendo mais de 50 entidades portuguesas, mais de 30 parceiros dos países doadores, e alcançando um público de mais de 290 mil participantes, entre visitantes e espetadores, segundo o balanço final divulgado em fevereiro último.