"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Deuses de Terra: Escultura Velar

A cerâmica dos Velar, grupo de artesãos de Tamil Nadu, na Índia, é uma prática artística e uma afirmação de identidade que o Museu do Oriente dá a conhecer na nova exposição temporária Deuses de Terra. Escultura Velar.

© Tiago Fróis

4 Jul a 4 Jan 2026

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Com inauguração a 3 de julho, e em parceria com as Oficinas do Convento, a exposição é comissariada pelo escultor João Rolaça.

Com raízes religiosas profundas, os Velar produzem, há séculos, imponentes esculturas em terracota dedicadas ao deus Ayyanar. Encomendadas pela comunidade, são colocadas em santuários a céu aberto, onde envelhecem e se fundem com a paisagem, devolvendo à terra a matéria de que são feitas. As esculturas, que representam sobretudo Ayyanar e o cavalo, animal com quem patrulha as aldeias durante a noite, são inteiramente modeladas e decoradas à mão. A exposição Deuses de Terra destaca a mestria dos artesãos Velar, mostrando ainda como as técnicas tradicionais podem alimentar produções contemporâneas, em diferentes contextos culturais e artísticos.

A exposição resulta de um projeto de investigação, conduzido por João Rolaça, e da sua colaboração com três mestres Velar das aldeias de Thuvaradimanai e Malayiur — Palanisamy, Meyar e Kartik —, numa residência artística nas oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.  Deuses da Terra. Escultura Velar integra um conjunto de obras criadas durante esta residência artística – incluindo um cavalo de 3 metros de altura - peças da escultora Liliana Velho, concebidas em estreita colaboração com os artesãos indianos, e terracotas do acervo da Fundação Oriente ligadas ao culto a Ayyanar.

A exposição apresenta ainda registos em fotografias e filmes do processo artesanal de modelação cerâmica nas aldeias Velar de Tamil Nadu, bem como da residência artística nas Oficinas do Convento. Sexta 18 de julho, às 18h, realiza-se a primeira de uma série de visitas à exposição, orientadas pelo comissário João Rolaça.

Patente ao público no Museu do Oriente a partir de 4 de julho, Deuses da Terra. Escultura Velar revela as técnicas tradicionais de uma comunidade asiática menos visível, desafiando percepções sobre o valor artístico e social destes saberes.

Local: Galeria Sul – Piso 0
Horário: 10.00 às 18.00
Sextas, 10.00 às 20.00
Nota: Bilhete dá acesso a todas as exposições patentes
Preço: 10€ (descontos em vigor)
 
Visitas orientadas à exposição com João Rolaça
Sextas | 18 julho, 5 setembro, 17 outubro, 14 novembro e 12 dezembro
Horário: 18.00
Duração: 60 Minutos
Preço: 6€ [preço durante período de entrada gratuita no Museu, sexta-feira, 18.00 às 20.00]
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,258,705